segunda-feira, 19 de novembro de 2007

EURO 2007 - 2ª Jornada

Leitão, Gonçalo, Formiga e Ricardinho


Terminou há poucas horas a 2ª Jornada do UEFA Futsal Championship que se disputa em Portugal.
Tal como na primeira jornada, viram-se lances vistosos, golos de sonho e juntou-se-lhes uma surpresa que chocou o Futsal Mundial: A Espanha empatou com a Sérvia. Portugal, por sua vez venceu a República Checa e ficou a um empate da qualificação para as Meias-Finais.

Portugal 5-3 Rep. Checa - Grupo A

Depois do empate a zero do jogo inaugural, Portugal procurava aqui a sua 3ª vitória em fases finais de Europeus, e a primeira no EURO 2007. Para a Rep. Checa, depois da surpreendente goleada sofrida na 1ª jornada contra a estreante Roménia, este era um jogo de Tudo ou Nada. Por entre muitos nervos, Portugal chegou à vitória depois de uma recuperação brilhante.

Portugal apresentou o mesmo 5 do 1º jogo: Benedito, Ivan, Pedro Costa, Arnaldo e Ricardinho, enquanto que os checos jogaram com Tomás Meller, Roman Mares, Fri? David, Ji?í Novotný e Michal Mares.
Do banco portugués saltaram para a quadra Gonçalo Alves, Marcelinho, Formiga, Israel, Joel Queirós e Leitão; enquanto que os suplentes utilizados checos foram Vít Blazej, Martin Dlouhý, Jan Janovský, Lukás Resetár, Zden?k Sláma e Tomás Sluka.

Certamente à espera de uma equipa que iria procurar a vitória e por isso jogar mais aberta, Orlando Duarte começou este jogo novamente no sistema de 4:0.
Não ajudou nada a Rep. Checa marcar por Michal Mares logo no minuto inicial. Ajudou ainda menos notar que afinal o adversário jogava fechado atrás à espera do nosso erro e por isso a maioria dos nossos intentos perdia-se na muralha checa.

Orlando Duarte mexeu, Portugal empatou, mas nova desatenção deu o 1-2, e uma outra o 1-3. Os irmãos Mares provocavam calafrios em qualquer português mas ninguém desistiu, e após a equipa serenar, arrancámos para uma exibição mais sólida e com um golo de Gonçalo e outro (fenomenal diga-se) de Arnaldo, Portugal chegou ao intervalo com um 3-3 que mantinha tudo em aberto.

Na 2ª parte Portugal mandou no jogo, fez um jogo mais pautado e com menos erros, e quando esses aconteciam, João Benedito mostrava segurança e qualidade na baliza. Portugal acabou por chegar ao 4-3 num lance em que o Guarda-Redes checo resolveu facilitar, e o golo da tranquilidade foi marcado por Formiga já perto do final.

Num jogo pautado pela disciplna (não houve cartões), os golos lusos foram marcados por Ricardinho, Gonçalo, Arnaldo, Marcelinho e Formiga, enquanto que pelo adversário marcaram Roman Mares, Michal Mares e David. A UEFA distinguiu o mágico Ricardinho como homem do jogo.

Resumindo, foram importantes as alterações feitas pelo seleccionador nacional durante o jogo que indo contra o lema do futsal (Ataque-Contra-Ataque) se demonstraram eficazes e nos permitiram somar 3 pontos preciosos na luta pelo apuramento.

Itália 7-1 Roménia - Grupo A

Se por um lado muitos queriam ver o que a Super Itália conseguia realmente fazer após o nulo contra Portugal, por outro havia alguma curiosidade para ver se os rookies da Roménia conseguiam fazer mais alguma gracinha. Prevaleceu a teoria da magnífica selecção transalpina, que goleou num jogo sem grande história.

A Itália apresentou um 5 com Feller, Bertoni, Morgado, Marcinho e Dé, e ainda fez alinhar Seco, Foglia, Vinicius Bacaro, Assis, Grana, Fabiano e Caio. Do lado romeno alinharam de início Klein, Matei, Lupu, Gherman e Molomfalean, e entraram no decorrer da partida Dobre, Szocs, Rizan, Mihaly, Tomescu, Sotârca e Alpár.

A partida começou praticamente com os golos de Morgado e Assis. Os romenos não reagiam e sufocavam face à pressão alta exercida de forma exemplar por parte dos Italianos e surgiu Foglia aumentando a vantagem para 3-1. Os Romenos ainda reduziram num livre estudado, mas o "baixinho" Foglia bisou mandando toda gente para os balneários com 4-1 no marcador.
Na 2ª parte Morgado fez 2 golaços de levantar o pavilhão, e o capitão Grana fechou a contagem, deixando o jogo arrastar-se até final num 7-1 confortável que deixa os italianos com um pé nas "Meias".

Em mais um jogo disciplinado, os golos foram marcados do lado Italiano por Morgado (3), Assis, Foglia (2) e Grana, enquanto que o tento solitário dos homens de leste foi apontado por Cosmi Gherman. A UEFA elegeu o goleador Morgado como homem do jogo.

Ucrânia 1-4 Rússia - Grupo B

Este era o jogo que supostamente teria mais interesse no 2º dia da 2ª jornada. Opunha duas selecções rivais de leste: a Ucrânia que já foi finalista de um europeu, e a Rússia que venceu o Europeu de 99 disputado em Granada. Acabou por vencer a máquina russa, que contra uma selecção em remodelação, acabou por fazer valer a sua experiência e suprerioridade nos momentos fulcrais.

(Ainda não estão disponíveis os dados sobre os titulares e suplentes desta partida, e como eu estava mais interessado no Futsal jogado, não me lembro de todos os nomes por isso passemos ao jogo em si.)

A Ucrânia rematou, rematou, rematou mas a ineficácia foi brutal, e num nível como este, os erros pagam-se caro, e num lance que começou numa oportunidade soberana perdida pelos ucranianos em situação de 3 para 1, nasceu o contra ataque que viria inaugurar o marcador a escassos segundos do intervalo.
Na 2ª parte a qualidade de jogo aumentou, houve mais oportunidades, a Ucrânia vivia muito à base do talento de Cheporniuk, para mim o melhor jogador desta selecção, enquanto que a Rússia principalmente quando tinha o 5 do Dínamo de Moscovo em campo, aproveitava os erros do adversário.
A Ucrânia só marcou o tento que tanto procurou quando já perdia por 3-0, e um golo do Guarda-Redes russo já perto do final final matou o jogo, pôs a Rússia nas meias-finais e a Ucrâniana fora das contas do apuramento.

Levaram cartão amarelo os ucranianos Y. Sergii, S. Dmytro e Vakhula Roman. Quanto a matéria de golos, Cirillo de penalty, Vladislav Shayakhmetov e o Guarda-Redes Zouev marcaram para a Rússia (o 1º golo foi auto-golo), enquanto que o tento adversário resultou de mais um auto-golo. Quanto a mim, o homem do jogo desta partida foi o número 8 Russo, Pelé Jr.

Espanha 1-1 Sérvia - Grupo B

Finalmente o jogo que deixou a comunidade do Futsal Mundial de boca aberta. A armada espanhola partia para este jogo com um favoritismo tremendo (o comentador da Eurosport Nuno Santos falou inclusivé em 90%), e a Sérvia entrava em campo como outsider, vendo toda gente (inclusivé eu admito) desprezar a fabulosa réplica que deu à Rússia no 1º jogo. Acabou por não ser assim, e a Sérvia arrecadou um ponto merecidissimo perante a inércia castelhana.

(Os dados sobre os titulares e suplentes utilizados ainda não estão disponíveis)

O jogo começou como se esperava. A Espanha atacava planeadamente e a Sérvia apostana no contra ataque e fechava-se bem atrás, o que obrigou a Espanha a apostar muito em remates de longa distância ou em passes de rotura quase sempre efectuados por Kike. Após uma excelente oportunidade para a Sérvia numa jogada individual de Vladan, a Espanha marcou por Andreu, e levou a vantagem mínima para o intervalo.
Na 2ª parte parecia que a Sérvia se dava por contente com a derrota por 1-0, não pressionava e a Espanha ia levando o jogo num ritmo lento. A Sérvia aparecia aqui e ali com boas jogadas ora de Vladan ora de Peric, e no último minuto, num canto super bem trabalhado a Sérvia chega ao golo por Rajic e deu-se aquela que é a maior surpresa do Euro até ao momento.

Kike levou um cartão amarelo num jogo em que os golos foram apontados por Andreu para os "nuestros hermanos" e por Rajic para os Sérvios. Apesar do empate, para mim o melhor em campo foi o nº11 espanhol, o Marcelo. Apesar das probabilidades da Sérvia passar no lugar da Espanha serem quase nulas, é bom para o Europeu manter este suspense por mais 2 dias.

Classificação Actual

Grupo A
1º Itália 4 pontos
2º Portugal 4 pontos
3º Roménia 3 pontos
4º Rep. Checa 0 pontos

Grupo B
1º Rússia 6 pontos
2º Espanha 4 pontos
3º Sérvia 1 ponto
4º Ucrânia 0 pontos

Melhores Marcadores

1º Cirillo - Rússia - 4 golos
2º Rajic - Sérvia - 3 golos
3º Morgado - Itália - 3 golos
4º Matei - Roménia - 3 golos

Próxima Jornada

Grupo A
Itália - República Checa
Portugal - Roménia

Grupo B
Ucrânia - Sérvia
Rússia - Espanha

João Vaz Tudela

Sem comentários: