domingo, 18 de novembro de 2007

EURO 2007 - 1ª Jornada

Na imagem Leitão e Foglia

Em apenas dois dias, já se viu a primeira jornada do Campeonato da Europa de Futsal. Gondomar já viu jogos fabulosos, jogadores de outro mundo e golos magistrais. Faço aqui um ponto da situação, um panorama do que foi a 1ª jornada deste Grande Evento dando óbvio destaque ao Portugal - Itália.

Portugal 0-0 Itália - Grupo A

Para além de ser o 1º jogo de Portugal nesta edição do Euro jogado em nossa casa, era também o Jogo de Abertura da competição, o que provocou uma enorme expectativa nos adeptos do Futsal e curiosos em geral.
Foi um jogo muito táctico, em que brilharam principalmente os Guarda-Redes, e apesar da (nada habitual) inexistência de golos, viram-se jogadas dignas de um Futsal de Elite.

Portugal entrou em campo com João Benedito, Ivan, Pedro Costa, Arnaldo e Ricardinho. A Itália começou com Feller, Bertoni, Nuno Grana, Dudu e Saad. Do banco português entraram no decorrer do jogo Gonçalo Alves, Marcelinho, Israel, Leitão, Zé Maria e Formiga; enquanto que o treinador italiano fez entrar Carlinhos, Foglia, Dé, Vinicius e Jocimar.

As equipas começaram ambas num esquema de 4:0, sem referência atacante e muita movimentação. As oportunidades chegavam tanto para os lusos como para os transalpinos, mas os guarda-redes mostraram-se verdadeiras muralhas. Ainda assim, houve situações em que se notou algum "desprezo" na hora do remate como no lance de Gonçalo Alves no final da 1ª parte em que um pouco mais de convicção teria dado provavelmente o golo.
Na 2ª parte o jogo manteve uma toada igual, em que a preocupação táctica de ambas as partes sobrepunha-se à procura do golo e as oportunidades foram algo escassas, apesar de a Itália demonstrar mais vontade para conseguir a vitória, muito por culpa de Foglia (que jogador!).

No capítulo da disciplina apenas Israel e o "italiano" Vinicius viram o Cartão amarelo.

Feller foi herói num jogo muito táctico, em que ambas as equipas demonstraram qualidade para vencer este Euro 2007. A UEFA destacou Gonçalo Alves (?) como o homem da partida neste que foi o 1º jogo de uma caminhada que esperamos vitoriosa da Nossa Selecção.

Rep. Checa 4-8 Roménia - Grupo A

(Antes de mais, o meu teclado não consegue reproduzir fielmente os nomes dos jogadores checos e por isso as minhas desculpas.)

Num jogo que marcava a estreia absoluta da Roménia em fases finais de Campeonatos da Europa, havia muita curiosidade para saber como jogavam estes romenos, e como se apresentariam os checos, já habituados a estas andanças. Viram-se 12 golos, que compensaram o nulo do jogo de abertura, e houve claramente um jogador que se destacou: Florin Matei, da Roménia.

A República Checa entrou em campo com Libor Ger?ák, Zden?K Sláma, Fri? David, Roman Mares e Michael Mares. Os Romenos por sua vez alinharam com Lázsló Klein na baliza, Robert Lupu, Gabriel Dobre, Cosmin Gherman e Gabriel Molomfalean.
Do banco checo sairam ainda Tomás Meller, Vít Blazej, Martin Dlouhý, Jan Janovský, Marek Kopecký, Lukás Resetár e Tomás Sluka. Do lado romeno entraram no decorrer da partida Catalin Rizan, Lorand Szocs, Zoltan Mihaly, George Tomescu, Dumitru Stoica, Csoma Alpár e o herói da partida Florin Matei.

Foi ao contrário do que o resultado possa indicar um jogo electrizante, com muita emoção à mistura. Como prova disso diga-se que ao intervalo o jogo estava empatado 2-2, e na 2ª parte chegou a estar 3-3, até que o sistema de Guarda-Redes avançado muito utilizado pela selecção checa deixou de funcionar tão bem e o resultado pendeu para o lado romeno.
No fundo foi uma vitória justa da melhor equipa em campo pois cometeu menos erros apesar da sua inexperiência ao contrário da República Checa que pagou caro os erros cometidos.

Os golos checos foram marcados por Libor Ger?ák, Roman Mares (viu também um cartão amarelo) e Lukás Resetár. Do outro lado facturaram Cosmin Gherman, Robert Lupu (2), Gabriel Dobre, Lorand Szocs e Florin Matei (3). A UEFA elegeu sem surpresa Florin Matei como o homem do jogo.




Espanha 6-2 Ucrânia - Grupo B


Era sem dúvida o Jogo Grande do 2º dia do Euro 2007, e havia muita expectativa para ver a poderosa armada de Venâncio Lopes, actual detentora do troféu e Bi-Campeã Mundial de Futsal contra a também experiente selecção Ucrâniana. A Espanha sem deslumbar ganhou tranquilamente, e poderia ter feito mais caso quisesse. Sem dúvida a grande favorita à conquista do troféu.


A Espanha começou o jogo com Luís Amado, Kike, Daniel, Marcelo e Álvaro. A Ucrânia apresentou o seu 5 inicial com Vasyl, Valerii, Roman, Oleksandr e C. Sergii.
Alinharam ainda pelos campeões em título Torrás, Ortiz, Eseverii, Andreu, Javi Rodríguez e Werner; enquanto do banco da Ucrânia sairam I. Yevgen, I. Dmytro, R. Ievgen, S. Dmytro, S. Sergiy, T. Sergiy e Y. Sergii.


Pode-se dizer que foi preciso esperar 15 minutos para se começar a ver o Futsal espetáculo que se esperava deste jogo. Os últimos 5 minutos da 1ª parte foram um hino ao Futsal, com 2 golos espanhóis (que golaço de Kike) e um da selecção de leste a fechar o 1º Tempo.
Na 2ª parte a Ucrânia chegou mesmo ao empate, e aí a Espanha teve de puxar dos galões, mostrar que sabe o que está a fazer e arrancar para uma 2ª parte arrasadora, em que podia parecer que os espanhóis estavam parados, mas quando se olhava melhor já aparecia um jogador isolado e mais um golo surgia, e assim foi até ao 6-2 final.


Os golos espanhóis foram marcados por Kike, Daniel, Álvaro, Marcelo (2) e Torrás, enquanto que do lado contrário marcou por duas vezes o nº2 Cheporniuk Sergii.
No capítulo disciplinar apenas Javi Eseverii foi admoestado, e logo com 2 cartões amarelos e consequente vermelho.
O melhor em campo foi o fabuloso Kike, alma desta equipa de Espanha.

Sérvia 3-5 Rússia - Grupo B


(Não tive acesso aos nomes dos suplentes utilizados da Rússia, e para não cair no erro de por algum que não tenha jogado, não vou referi-los na "ficha de jogo". Mais uma vez, peço desculpa pela falta de informação.)


À partida pensava-se que a Rússia iria dominar e cilindrar estes desconhecidos Sérvios, devido à diferença abismal de experiência dos dois conjuntos, aliado à superior qualidade individual e colectiva do país de onde vem o campeão da última edição da UEFA Futsal Cup, o Dínamo de Moscovo. Ainda assim, viu-se uma Sérvia aguerrida que quase surpreendeu a Rússia, liderada por Cirilo.


A Sérvia entrou com Pedrag Brzakovic, Bojan Pavicevic, Pedrag Rajic, Igor Soso e Marko Peric, enquanto que os Russos apresentaram um 5 todo ele proveniente do Dínamo de Moscovo: Pavel Stepanov, Pavel Kobzar, Pelé Junior, Alexander Foukine e o fabuloso Cirilo.
Do banco Sérvio sairam para a quadra ainda Ranisavljevic, Cvetanovic, Bogdanovic, Borojevic, Bojovic, Rajcevic e Milan Rakic.


A Rússia na 1ª parte dominou e no primeiro minuto fez logo o 1-0, tendo ainda marcado mais um golo no decorrer do primeiro tempo. Os Sérvios voltaram melhor na etapa complementar e reduziram, e apesar dos russos terem feito o 3-1, conseguiram surpreendentemente chegar ao empate, obrigando o genial Cirilo a tirar um autêntico coelho da cartola num golo que merece ser descrito: Cirilo pica a bola sobre o seu adversário directo e depois com muita classe desvia para o interior da baliza!
A Rússia chegou ao 5-3 final num contra ataque e demonstrou que apesar de ter uma excelente equipa, revela um maior entrosamento quando estão os 5 do Dínamo em campo do que quando entram os outros jogadores.


Num jogo sem qualquer cartão, marcaram para a Sérvia Pedrag Rajic (2) e Marko Peric enquanto que para a equipa vencedora marcaram Cirilo (3), Damir Khamadjev e Vladislav Shayakhmetov.
O melhor em campo foi sem qualquer tipo de surpresa o "russo" Cirilo que é a par de Matei da Roménia o melhor marcador do Europeu, finda a 1ª jornada.




Classificação Actual


Grupo A
1º Roménia 3 pontos

2º Portugal 1 ponto

3º Itália 1 ponto
4º Rep. Checa 0 pontos


Grupo B
1º Espanha 3 pontos
2º Rússia 3 pontos
3º Sérvia 0 pontos
4º Ucrânia 0 pontos


Próxima Jornada


Grupo A
Itália - Roménia
Portugal - Rep. Checa


Grupo B
Ucrânia - Rússia
Espanha - Sérvia

João Vaz Tudela

Sem comentários: