sexta-feira, 16 de novembro de 2007

GRANDE POST SOBRE O EURO 2007!


Este Blog é dedicado à Equipa de Futsal da FDL, mas também é destinado a enaltecer a beleza do Nosso Desporto-Rei! Assim, era impossível não referir que amanhã (16 de Novembro) tem início em Portugal o Europeu de Futsal 2007.
O Futsal português cresceu muito nos últimos anos e já é a 2ª modalidade colectiva mais praticada em Portugal, ou seja, todos nós temos uma grande expectativa para ver o que é que a Nossa Selecção vai fazer nesta fortíssima competição!

Portugal está inserido no Grupo A, juntamente com Itália, República Checa e Roménia; enquanto o Grupo B é composto pelas selecções da Espanha, Ucrânia, Sérvia e Rússia.

Portugal começa a sua prestação já amanhã contra a poderosa Itália, às 18:30 em Gondomar. De referir que a última vez que defrontámos a Itália foi em Janeiro de 2006, tendo esse desafio terminado 1-1. É apenas preciso recuar até ao último Europeu, em Fevereiro de 2005 para encontrarmos o último desafio entre Portugal e Itália em competições oficiais. 8-3 foi o resultado que benificiou os transalpinos.

No que toca à nossa selecção, a equipa das "quinas" é composta por 14 jogadores com quem todos nós, humildes praticantes de Futsal podemos e devemos aprender:

Guarda Redes:
1- João Benedito (Sporting) - 29 anos
12 - Cristiano (Sporting) - 28 anos
14 - Alex (Boavista) - 29 anos

Fixos:
4 - Pedro Costa (Benfica) - 28 anos
5 - Ivan Dias (Freixieiro) - 35 anos

Alas:
2 - Ricardinho (Benfica) - 22 anos
3 - Zé Maria (Benfica) - 34 anos
8 - Israel (Freixieiro) - 30 anos
9 - Gonçalo Alves (Benfica) - 30 anos
10 - Arnaldo (Benfica) - 28 anos
11 - Formiga (Burela Pescados Rúben) 29 anos
13 - Marcelinho (Real Zaragoza) 29 anos

Pivot:
6 - Joel Queirós (MRA Xota) 25 anos
7 - Leitão (Lobelle de Santiago) 26 anos

Como curiosidades refiro que a Selecção Nacional efectuou o seu primeiro jogo oficial em 1987 no Torneio FIFA, contra a Espanha, equipa anfitriã do torneio, tendo a nossa Equipa perdido por 4-0. A 1ª vitória apareceu ao 3º jogo, contra os Estados Unidos por 4-3. Esta equipa era liderada por Fernando Lopes.

Após um interregno competitivo de 5 anos, Portugal voltou a competir em 1992 para a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo. Resultados: 1 empate e 3 derrotas.

O actual Seleccionador Nacional, Orlando Duarte juntou-se a Fernando Lopes em 1995, mas é apenas em 1998 que se começam a registar resultados relevantes para a nossa selecção. Desde já o apuramento para o Europeu de 1999 disputado em Espanha onde Portugal empatou 0-0 com a Bélgica, 3-3 com a Itália, e perdeu por 3-1 frente à Rússia, que viria a conquistar o ceptro.

O Mundial de 2000 na Guatemala marcou o ponto mais alto do Futsal português até hoje. Perdendo apenas os jogos disputados contra o Brasil, Portugal arrecadou uma fabulosa medalha de bronze, batendo a Rússia por 4-2 na decisão dos 3º e 4º lugares, sendo esta a 1ª vitória portuguesa contra selecções da 1ª linha do Futsal mundial.

A partir do Guatemala 2000, e com Orlando Duarte no comando da selecção (Estreou-se poucos meses antes do referido torneio), não mais Portugal falhou uma grande competição, tendo marcado presença nos Europeus de Itália-2003, e República Checa-2005, além do Mundial de Taiwan-2004.

No Euro 2003 em Itália, Portugal não passou da 1ª fase, tendo ficado em 3º Lugar no Grupo B, apenas à frente da Bélgica, e atrás das poderosas Ucrânia e Espanha. Este europeu foi vencido pela Itália, que venceu na final a Ucrânia por 1-0.

Em 2004, no Mundial de Taiwan, Portugal ainda passou a 1ª Fase, ficando no 2º Lugar do Grupo D, com 6 pontos, atrás da Argentina, e à frente do Irão e de Cuba. Na 2ª fase, Portugal foi eliminado, tendo ficado em 3º lugar do Grupo com 4 pontos, menos 2 que a Espanha, e menos 3 que a Itália. A República Checa ficou em 4º lugar com 0 pontos. O Mundial foi ganho pela Espanha, que venceu por 2-1 na final a Itália.

Finalmente em 2005, na República Checa, Portugal voltou a não se apurar para as Meias Finais da competição, tendo ficado em 3º lugar do Grupo B com 3 pontos, à frente da Hungria, e atrás novamente das selecções de Itália e Espanha. Este Europeu foi vencido pela Espanha, que ganhou por 2-1 à Rússia na Final.

Reparamos assim que Portugal apesar de jogar em casa, e de toda a pressão por parte dos media que desconhecem o Futsal que "exigem" o título, vemos a Sérvia, a República Checa, a Roménia e Portugal como as 4 selecções menos favoritas a vencerem o Europeu. O favoritismo é obviamente Espanhol, que para além de serem Campeões Europeus em título, são Bi-Campeões Mundiais!

A nível individual, deixo aqui também alguns dos melhores marcadores da história da Selecção Portuguesa:
1º - André Lima (111 golos)
2º - Arnaldo (71 golos)
3º - Joel Queirós (60 golos)
4º - Gonçalo Alves (49 golos)
5º - Israel (47 golos)

O Futsal não é um desporto de desgaste tão rápido como por exemplo o Futebol, e notamos isso no facto de apenas 3 jogadores (Ricardinho, Joel e Leitão) terem menos de 28 anos; contudo, será necessária uma nova geração aparecer para suceder a todos estes pioneiros do Futsal português. Orlando Duarte e a FPF já estão a desenvolver esforços para a criação da Selecção sub-21, mas uma boa prestação da selecção Portuguesa neste Europeu, mediatizado principalmente pela SIC, pode significar um "boost" na modalidade, tal como aconteceu com o Rugby após a prestação dos Lobos no Mundial 2007 em França.

Esperemos assim que Portugal consiga atingir os seus objectivos (será o título?), já que estes 10 dias de Futsal podem impulsionar (ou não) ainda mais o Futsal no nosso país, o que nos beneficiaria a nós também, pois queremos que a Nossa modalidade seja a nº1!

Em regime de excepção, durante este Europeu, serão colocadas aqui informações sobre resultados, classificações e curiosidades sobre este que é para todos nós futsalistas amadores um evento que nos pode dar não só motivação para a nossa época, mas também mais conhecimentos sobre a modalidade e mais ideias para aplicarmos nos treinos e jogos! Por tudo isto apresentado neste Grande Post sobre o Europeu e por muito mais, Força Portugal, vence pelo país, e pelo Futsal!

O Blog apesar de todas as informações sobre o Europeu, manterá as suas rubricas habituais, como a Entrevista da Semana, que esta semana contará com o testemunho do capitão de equipa Domingos, a publicar nos próximos dias. Abraço a todos.

João Vaz Tudela

1 comentário:

Anónimo disse...

tal como o joão disse, este blog é nosso mas é dedicado ao futsal...gostei dop trabalho de pesquisa e acredito que todos podes e vamos aprender com os nossos herois nacionais no campo do futsal.
Parabens joao UNIDOS VENCEREMOS!