sábado, 5 de março de 2011

Fim do Campeonato

Terminou o sonho. Foi de maneira inesperada que terminou a nossa épica caminhada pela 1ª Divisão do Campeonato Universitário de Futsal 2010/2011. Perdemos o derradeiro desafio por 4-1 frente ao ISCAL e consequentemente ficámos fora da Final Four.
Não adianta arranjar justificações ou culpados para esta derrota. Perdemos, e pronto. A classificação final da fase regular fica disposta da seguinte forma:

1º FMH 28 pontos
2º ISCPSI 27 pontos
3º F. Aérea 22 pontos
4º FCT 21 pontos

5º FDL 20 pontos
6º ISCAL 18 pontos
7º Técnico 16 pontos
8º A. Militar 14 pontos
9º ISCTE 8 pontos

10º ISCSP 7 pontos
11º E. Naval 3 pontos
12º Católica 1 ponto

Como balanço, há que referir alguns aspectos, uns positivos, outro negativos:

- Negativo: Ficámos em 5º lugar. O nosso objectivo a partir de certa altura passou a ser a Final Four e a não qualificação acaba por ser um fracasso que temos que assumir. Há um ano haviamos ficado em 4º nesta fase regular, o que nos permitiu ir disputar essa fantástica fase final.

- Negativo: Fomos o 3º pior ataque da competição, com 24 golos marcados em 11 jogos. É verdade que o nosso modelo de jogo este ano assentou na consistência defensiva e no contra-ataque... mas o da FCT e do ISCPSI também são assim e eles fizeram 40 golos cada.

- Positivo. Fizémos 20 pontos, mais um do que há um ano. Em 2009/2010, este desempenho seria suficiente para nos apurármos para a Final Four, todavia este ano, o facto de as equipas do fundo da tabela terem feito menos pontos do que na temporada passada fez com que este bom registo não fosse suficiente.

- Positivo. Sofremos 17 golos em 11 jogos. Fomos a MELHOR defesa da fase regular. Acabámos por desempenhar bem a nossa primeira tarefa (defender bem), mas infelizmente não conseguimos compensar com produção ofensiva. Ainda assim, é de destacar o nosso forte desempenho nessa área.

- Positivo: Foram utilizados 16 jogadores pelo nosso treinador nesta campanha, o mesmo número que em 2009/2010.

- Negativo: Nunca levámos a jogo 10 jogadores. Andámos sempre pelos 7/8 sendo que na vitória na Academia Militar apenas eramos 6. Demonstra bem o empenho de muitos.

- Positivo: Ficámos em 5º lugar. Sei que há pouco dei este ponto como negativo, mas tendo em conta o plantel curtíssimo que encarou esta época, quase sem treinar, e lembrando ainda que estamos a falar apenas da 2ª época na 1ª Divisão em TODA a História desta equipa... nem é mau.

- Negativo: Não gosto de "ses", mas este não pode deixar de ser dito. Não se pode jogar contra a Escola Naval (uma equipa que não ganhou qualquer jogo) e sofrer o golo do empate no último minuto. Eram 2 pontos a mais que fariam hoje toda a diferença....enfim!!


Resumindo, há coisas boas e más a tirar desta época. Há um lado bom, que mostra o brio que alguns de nós tivemos em encarar uma temporada tão difícil, não deixando o Futsal da FDL morrer e ainda assim ter juntado a isso um desempenho honrado na 1ª Divisão. O lado mau mostra que é preciso uma revolução, sob pena de isto acabar. São precisas caras novas para se juntarem às que cá estão, caso contrário quando esta geração acabar, o Futsal FDL acaba também e ninguém quer isso...

Ainda não sei se vamos jogar o TUL (depende de onde se jogar) e defender esse título. Isso fica para uma reflexão posterior. Quero, como capitão desta equipa, agradecer a Todos os que durante o ano fizeram um esforço para levar isto para a frente, àqueles que de longe nos apoiaram e ainda ao nosso treinador que perante estes problemas todos, acabou por aguentar e levar-nos a mais um bom lugar no campeonato.

Ficam, como não podia deixar de ser, as estatísticas finais dos nossos jogadores nesta 1ª Divisão 2010/2011:

30 - André Sobreira: 7 jogos
12 - Tomás Rabaçal: 4 jogos, 1 assistência

7 - João Tudela: 11 jogos, 2 golos, 9 assistências
10 - Tomás Morais: 11 jogos, 7 golos, 2 assistências
13 - Duarte Vaz: 10 jogos, 6 golos, 1 assistência
23 - Andiciley Rita: 8 jogos

14 - Pedro Alves: 6 jogos, 4 golos
6 - José Albuquerque: 5 jogos, 2 golos, 2 assistências
8 - José Nazaré: 3 jogos, 1 golo, 1 assistência
17 - Nuno Pássaro: 3 jogos, 1 golo
25 - Márcio da Quadrada: 2 jogos

20 - Ricardo Moniz: 3 jogos
2 - Francisco Santos: 2 jogos
3 - Flávio Massano: 2 jogos
33 - Tiago Santos: 2 jogos
99 - Diogo Nabais: 1 jogo, 1 golo, 1 assistência


Não sei quando voltarei a escrever, mas quando houver novidades, assim o farei. Apesar de não termos conseguido a qualificação, deixo bem claro que tenho muito orgulho nesta equipa e que o nosso esforço será lembrado por quem nos acompanhou!! Tenho Orgulho em vocês!! Abraço a Todos, e até à próxima! O sempre vosso capitão, João Tudela.

6 comentários:

Anónimo disse...

kuadrada a treinador é a primeira grande medida para o próximo ano.
regresso de alguns jogadores é outra certeza

Anónimo disse...

é a unica forma desta equipa renascer

Anónimo disse...

Eu não tenho "nada a ver" com a FDL nem nada que se pareça... venho apenas como amigo da equipa, de alguns jogadores e, se me permitem, em especial do vosso treinador.
Não acho que seja necessária uma revolução, porque isso normalmente implica "cortar com o passado", com o mau e (especialmente) com o bom que se construiu... mas não é essa a razão do meu comentário...
Venho apenas dizer que não sei até que ponto encontram outra pessoa, dentro ou fora da FDL, como o João, com todas as suas qualidades e defeitos... duvido que algum de vocês julgasse possível fazer 4º e 5º nos dois primeiros anos na 1ª divisão do CUL... duvido que com outra pessoa à frente da equipa o 5º lugar fosse considerado como negativo... duvido que com outra pessoa tivessem ganho 2 anos seguidos àquela que é, possivelmente, a melhor equipa que passou pelo CUL nos últimos anos... duvido que encontrem alguém que sinta tanto essa braçadeira (já que ele não usa a camisola...) como ele... etc etc etc.
Admito (e falo apenas como alguém que está completamente por fora), a julgar pelos 2 comentários que aqui estão, que se possam ter gerado algumas intrigas e/ou invejas em relação ao João, mas isso só acontece a quem é bom no que faz...
Este é o meu abraço solidário ao João, tenho a certeza que ganham muito mais do que perdem se ele continuar por muitos e longos anos à frente do futsal da FDL, apesar de ele não ganhar a ninguém no poker... sei que ele não precisa que o defendam, mas não o consegui evitar...
Markus

João Tudela disse...

Markus, campeão, a tua opinião aqui é e será sempre bem vinda.

Em relação a "ser preciso uma revolução", se reparares no momento em que eu escrevo isso, eu digo que é preciso juntar caras novas àquelas que já cá estão, ou seja não quero que ninguém se vá embora. Aliás eu acabo o parágrafo seguinte a agradecer-lhe por nos ter levado a mais um bom lugar no campeonato.

Quanto aos 2 comentários, acho que se conhecesses melhor o pessoal, não ligarias tanto;). Eu sei quem escreveu o primeiro e já falei com a pessoa em questão que além de me ter garantido que fez o comentário em tom de brincadeira, fe-lo também com a sensação de que o próprio João não queria continuar. De qualquer forma ele pediu logo desculpa pelo sucedido. Sobre o 2º comentário, também acho que sei quem o escreveu e parece-me que não passa de um prolongamento da brincadeira do anterior.

Não sou hipocrita. Um 4º e um 5º lugar são óptimos lugares quando se fala nas primeiras duas épocas desta equipa na 1ª Divisão. Mas objectivamente falando, um 5º lugar no ano seguinte ao 4º é sempre mau, e todos ficámos tristes por termos ficado em 5º, inclusivé o João.

Sobre se alguma vez sonhámos que estes seriam os nossos lugares, não querendo ser convencido mas assumindo esse risco, muitos de nós (se não todos) tinhamos a perfeita noção, ainda quando estávamos na 2ª Divisão, de que eramos capazes. Não foi à toa que na época da subida fomos às Meias Finais da extinta Taça ADESL, e apenas perdemos com o recem-campeão Técnico 2-1 no último minuto, desfalcados (por exemplo eu e o Tomás não jogámos, o Vaz ainda nem cá andava..) como poderás consultar no arquivo do blog, lá para Abril de 2009. Sempre soubemos que eramos acima da média e comprovámos isso. Aliás, se também consultares o blog no post de balanço do final da época passada irás também ver que eu antes do campeonato começar vaticinei que fariamos 20 pontos e que iriamos a Final Four. Fizemos 19, e estivemos lá por direito próprio e com muito mérito.

Pessoalmente, acho que o trabalho do João nestes 2 anos foi muito bom, principalmente no ano passado em que teve material para trabalhar. No ano passado ele chegou, implementou o estilo de jogo dele (4x0 com pressão a todo o campo), treinávamos 2 vezes por semana e fizemos um bom campeonato.
Este ano, como treinávamos cerca de 2/3 vezes...por mês... e apenas tinhamos 7/8 jogadores comprometidos a tempo inteiro tivemos que abdicar disso tudo e optar por utilizar um modelo de 3x1 a defender nos últimos 15 metros. Fizemos um bom campeonato à mesma, inclusivé com mais pontos que no ano passado, mas não chegou para cumprir os objectivos a que nos propusémos. O João não tinha matéria nem treinos para fazer mais, ainda assim guiou-nos até quase ao topo.

É óbvio que eu não quero que ele saia, aliás ele já ia sair no ano passado e nós fizemos força para ele ficar porque gostamos dele. Nenhum dos 7 jogadores que acabou a época inveja o João ou algo do género. Todos gostamos dele, ainda que às vezes possamos discordar em alguns pontos!

Se o João sair, sairá com o mérito de ter sido o Treinador que ganhou o primeiro troféu desta equipa (o Troféu Universitário de Lisboa na época passada), e o treinador que nos guiou em 2 fantásticas campanhas na 1ª Divisão. Ficará na história e sairá em altas.
De resto, se sair, espero e deixo aqui publico o meu voto para que seja o Quadrada a suceder, se ele assim o entender. Era muito especial para ele e para nós também e tenho a certeza que faria um fantástico trabalho.

Mas até esse dia, seja ele daqui a 2 meses ou daqui a 1 ano, o João é o meu e o nosso treinador. Farei e faremos tudo para o defender até ao fim e ele certamente saberá isso!!

Um forte abraço Markus e desculpa o testamento.

Anónimo disse...

Amigo Tudela, como pessoa inteligente que és de certeza que percebeste que, mais do que defender o João ou acusar quem quer que seja, procurei relatar alguns dos factos (são poucos, eu sei, mas não sou da FDL...) que ocorreram nas últimas duas épocas. Até porque, por muito envolvidos que estejamos seja no que for, há sempre alturas em que temos de procurar ser o mais imparciais possível... e eu, estando de fora, limitei-me a "dar" apenas isso, uma visão, que se quis imparcial, de quem está de fora da FDL...
Mas permite-me discordar ligeiramente de ti... considero um facto digno de maior relevo, para o João, ter conseguido 20 pontos este ano, mesmo não tendo atingido a final four, do que os 19 do ano passado que vos levaram às meias finais... exactamente pelo facto de que, pelo que percebi, não só "perderam" algumas peças, como ainda treinaram menos vezes e com menos gente... mérito a quem percebeu isso desde início e vos colocou em 3-1 e com uma pressão mais baixa...
Mas, ainda voltando aos comentários anteriores, sejam eles por brincadeira ou não, achei que eram desnecessários e que, acima de tudo, não reflectiam o trabalho do João. Só isso... porque (permite-me que, como formado em Desporto o diga, e sinceramente não o digo para me gabar...) já fiz modelos de jogo, mais por brincadeira do que por outra coisa, e sei o trabalho que dão a fazer... quando mais fazer isso a sério e conjugar com isso um "modelo de treino" como tenho a certeza que o João fez... e é aí que "mais doem" esses comentários... e sinceramente custa-me ver um amigo nessa situação, porque a brincar ou não, tenho quase a certeza que esses comentários acabaram por "deixar alguma mágoa" no João...
Longe de mim querer influenciar seja o que for... nunca o fiz na FMH e andei por lá algum tempo, por isso não o irei fazer agora... apenas manifestei a minha opinião, e já que é bem vinda, irei continuar a manifestar...
Porque é apenas isso, a minha opinião...
Forte abraço e, mais uma vez, as minhas desculpas por utilizar este vosso espaço.
Markus

Anónimo disse...

Já há Mister novo?

Quando começam os treinos?