segunda-feira, 15 de março de 2010

FDL - Uma Família

Neste momento, embora já totalmente calmo e com a cabeça fria, tenho uma grande imensidão de sentimentos e coisas que preciso expulsar e partilhar com vocês.

Normalmente quando venho fazer a análise dos jogos coloco no título o resultado, mas este post é em tudo diferente. Em vez da análise ao jogo, utilizo este espaço nosso e vosso para exteriorizar alguns dos sentimentos que me inundaram no fim do jogo de hoje.

Não sou uma pedra mas também não me emociono facilmente. Hoje dei comigo com lágrimas nos olhos.. Com sentimentos negativos muito fortes a espetarem-se no meu coração. No momento imediato após o final do jogo. No momento após todos os meus jogadores terem ido embora. E agora..

Sei que "corro o risco" de haver pessoas que venham ler isto e façam juizos de valor menos positivos em relação a mim, mas isso não me afecta minimamente. Não tenho qualquer problema, aliás, reforço, é uma necessidade, partilhar isto com vocês.

Foi uma grande frustração não atingir o nosso objectivo, depois de tudo o que fizemos! Foi uma grande injustiça perder com uma diferença tão grande! Não merecíamos.. Não quero com isto dizer que a FMH não merecia ganhar. Mas depois de termos feito uma boa primeira parte, não merecíamos ter tido pela frente uma equipa que aproveitou 90% dos nossos erros. Não me vou alongar muito mais sobre o jogo, porque me faltam as forças para falar sobre isso.

Não se esqueçam do que o Alma falou no fim do jogo. Vocês deram tudo! E a FMH ganhou porque conseguiu ser superior a nós, essencialmente no que diz respeito à finalização. Vocês lutaram, suaram a camisola, deram o máximo! E isso dignificou-vos! Qualquer pessoa que perceba um mínimo de futsal concorda que o resultado é totalmente engandor e que em 10 jogos com a FMH provavelmente ganharíamos pelo menos 5.

O Bernardo (FMH) veio ontem ver o nosso blog e disse-me o seguinte: "Tive a ver o vosso blog. Invejo o espírito da vossa equipa! Gostava que amanhã fosse a final."

Hoje no fim do jogo enviou-me a seguinte mensagem: "Tenho orgulho em ti. Fizeste uma equipa que subiu de divisão, a 2ª melhor do CUL! Muito bem mesmo.. Muitos parabens aos teus miudos."

Quero mais uma vez pedir desculpa a todos os que ficaram desiludidos ou magoados (ou outro adjectivo que queiram utilizar) comigo pelas minhas decisões. Acreditem que não é nada fácil gerir uma equipa, com tudo o que isso envolver. Acreditem que é fodido ter que não utilizar alguns jogadores. Mas quero reforçar que cada decisão é sempre com o objectivo de trazer o melhor para a equipa. Posso estar errado. Certamente que já cometi alguns erros e de certeza que vou continuar a tomar algumas decisões que podem não ser as melhores. Mas no momento em que as tomo são aquelas que eu acho melhores para a equipa. É impossível que todos concordem com elas. Todos vocês têm um bocadinho de treinador lá dentro e todos vocês pensam quem seria o vosso 5 base e quem seriam os jogadores a entrar e qual o melhor local para defender e qual a estratégia a adoptar. É normal. Mas por mais que custe (e eu sei que custa porque já estive nesse lado.) todos têm que me respeitar e aceitar as minhas opções, acreditando que as tomo em prol da equipa. É uma demonstração de um altruísmo enorme se o fizerem.

Mudo agora um pouco o discurso porque, ainda que seja difícil, há um passo em frente a dar.
4ª temos o jogo mais importante da época porque é o jogo que define se podemos ir aos nacionais. Só o 3º lugar tem acesso à fase de repescagem! E apesar desta desilusão, temos e eu sei que o vosso/nosso carácter vos/nos permitirá dar a volta por cima e estar a 100% (a todos os níveis - físico, psicológico, técnico e táctico) para o jogo com a Polícia (ISCPSI).

Aproveito para dizer que assisti à outra 1/2 final e é ridículo qualquer uma destas equipas ir à final. Ou seja, tenho perfeita noção que somos melhores que o ISCPSI e 4ª feira vamos prová-lo em campo.

Vamos voltar a pôr tudo em campo e vamos garantir o acesso à fase de repescagem!

Peço desculpa pela estrutura do post. Já andei para cima e para baixo e acrescentei coisas em vários sítios por isso é possível que esteja um pouco estranho.

Para concluir quero só deixar-vos a seguinte mensagem:

Vou recordar para sempre este ano de 2009/2010. O ano em que ganhei uma nova família. A forma como vocês sentem esta equipa, a forma como vivem o Futsal FDL, o carácter, o respeito, o companheirismo, a amizade, são características que fazem invejar qualquer grupo. NUNCA DEIXEM DE VIVER A VIDA DESSA FORMA INTENSA E VERDADEIRA! É PRECISAMENTE ASSIM QUE ELA DEVE SER VIVIDA! As coisas más também são sentidas a 200% e custam o dobro, mas as coisas boas sabem a triplicar! PARABÉNS E OBRIGADO A TODOS PELO QUE ME TÊM PROPORCIONADO!

João Segura

7 comentários:

Anónimo disse...

Grande Segura e grande equipa da FDL.
Espero que me desculpem por possivelmente ser o 1º a vir cá escrever seja o que for...
Antes de mais identifico-me já, sou o Marcos, GR da FMH.
Sei o que custa estar desse lado, mas deixo-vos uma palavra de apreço à vossa equipa.
Tenho 7 matrículas na FMH e sempre joguei nas equipas da faculdade, fosse fut11 ou futsal. E mesmo não pertencendo ao vosso grupo, sei que (tirando este ano, e mais à frente explico porquê...) nunca encontrei uma equipa, uma família, como vocês dizem, como aquela que vocês têm este ano.
Não vou falar do jogo, acho que seria injusto para todos se o fizesse. Até porque acho que, ainda para mais nos campeonatos universitários (e independentemente de todos querermos ganhar), o que fica mesmo são as relações, os laços que se criam. E quanto a isso, acho que está claro para toda a gente como "funciona" a vossa equipa.
É por isso que vos peço, se é que vos posso pedir seja o que for, que "limpem" os gajos no jogo do 3º e 4º e que façam o mesmo nas repescagens!! Sei, pelos 2 jogos que fiz contra vocês, que além da qualidade, têm o querer necessário para isso... não deixem que o trabalho que trazem de trás seja "posto em causa" por este jogo... se calhar tão a pensar "olha-me este, ganhou o jogo e vem aqui contar histórias"... eu sei que é mais fácil, tão mais fácil falar quando se ganha... mas vocês têm ganho muito, inclusivamente a nós, na fase regular... e volto a dizer isto, vocês têm um espírito fantástico... um blog dedicado ao futsal? com comentários dos jogadores, do mister? Isto é tão raro e ao mesmo tempo (acredito eu...) tão especial para vocês...
Mas agora é a parte em que eu tento explicar porque é que o grupo da FMH é também ele fortíssimo (não quero entrar em comparações, este é melhor que aquele, até porque duvido que alguém conseguisse ser isento)... imaginem uma equipa que não treina toda junta... que só se consegue juntar para jogar... que apesar de serem de desporto parecem mega desorganizados... mas que têm a virtude de mesmo assim puxarem todos para o mesmo lado... que conseguem ser fortes e solidários uns com os outros sem se conhecerem minimamente... que têm um mister que é fortíssimo na motivação da malta (e que me mete sempre a jogar, eh eh eh eh... =P )... é complicado tentar "mostrar" como conseguimos, este ano, encontrar um grupo que funciona como isso mesmo, como um grupo...
Para terminar, não quero ocupar (ainda mais d)o vosso espaço e tempo... tenho pena que não nos tenhamos encontrado na final... é tão difícil perder uma meia final e mostrar a postura que vocês mostraram hoje... foram, são e serão grandes enquanto funcionarem assim... e acreditem que toda a equipa da FMH deu uma importância enorme à vitória de hoje... e isso só aconteceu porque do outro lado estava uma equipa como a vossa...
Um grande abraço a todos e 4ª feira estamos convosco...
Markus

Tudela disse...

Markus
Sou o nº7 e acho que hoje vou sonhar contigo por ter falhado um golo isolado a tua frente=X

Enfim, seja como for, quero agradecer o teu comentário. Nós demos tudo e vocês ganharam, têm o vosso mérito e dou-vos desde já os parabéns. Pessoalmente e acho que toda a gente concorda comigo, esperamos que sejam vocês a serem campeões. Porque são a equipa que melhor joga, por serem a equipa mais decente, por serem a equipa que sempre jogou leal connosco, e claro, por serem amigos do nosso João...

Vamos dar tudo acreditem, para estarmos nos Nacionais com voces para ver se fazemos o desempate!=) Ganhem quinta, vocês são muito melhores que os arrogantes do Técnico!! Obrigado pela força, acredita que sentimos esse apoio da vossa parte! Forte abraço

Tudela

Anónimo disse...

Amigo Markus, não podia deixar passar esta tua iniciativa sem te dirigir umas palavras de agradecimento. És um daqueles colegas que qualquer equipa gostava de ter. Pelo espírito que trazes para o grupo e pela força que isso concede à equipa. Obrigado por essas palavras, que embora sejam apenas isso mesmo, são muito bem-vindas e fazem esta equipa orgulhar-se por tudo o que é. Acho que não me engano se disser que também nós (possivelmente devido a ser a minha faculdade mas acredito que também por ter havido uma "simpatia" e respeito especiais nos nossos encontros) iremos torcer por vocês na 5ª feira. Aliás, tenho a certeza que sim, nem que seja pelo simples facto de que o mongolóide do treinador do Técnico é um arrogantezinho merdoso com o qual já tivemos uns incidentes.. FORÇA FMH! FORÇA FDL! Seria brutal irmos juntos aos nacionais..

João Segura

Tudela disse...

Equipa, temos a noite de hoje para chorar. Amanhã quero que se comecem a concentrar para o jogo do ISCPSI, para que consigamos atingir o objectivo que ainda temos!!!

Vamos lá equipa, conto com todos!! Adoro-vos!

PS - João, este teu post orgulha-me. Tu para mim e sei que para outros, és parte da nossa FDL e partilho da opinião do Tomás. Hoje, contigo lá, tive um dos melhores dias de sempre naquela FDL e a culpa é tua! Obrigado

Anónimo disse...

Tennho andado um pouco distante do "NÓS" que sempre foi uma das coisas que me carecterizou desde que entrei pela 1vez que entrei pela porta da nossa faculdade. Se bem me lembro perdemos muitos jogos muitas finais com o alama e o celso mas acho que no fundo foi isso que fez com que hoje o futsal ainda exista a forma como nos ligamos depois das derrotas. Se é que ainda vos/nos posso exigir alguma coisa faço agora, vamos voltar a juntar o que se possa ter separado hoje e ganhar o proximo jogo alcançando o sonho de todos nós. Não tive oportunidade de ver o jogo mas terei a oportunidade de nos ver a aceder aos nacionais. Tenho de deixar aqui um abraço de agradecimento a todos porque a bem ou a mal me foram ensinando muita coisa que nao esquecerei, pelo meu afastamento da equipa sinto necessidade de o fazer a nivel pessoal e porque o futsal nao é ontem hoje e amanha foi sempre e será aqui ficam os nomes que me ensinaram o que é o futsal e que o viveram comigo. Força Equipa estamos juntos.


João Luz

Tomás disse...

Já passou um dia e ainda não sei bem o que escrever sobre o jogo.. acho que seria injusto para FMH pela vitória que tiveram e pela qualidade que têm vir agora dissecar a nossa derrota ou arranjar argumentos que a justifiquem... acho só sinceramente que aquele não foi o nosso jogo nem o nosso momento!

Daqui parto para a msg principal... quando era miudo e competia, um tio meu que respeito imenso e no que toca a desporto então reconheço-lhe uma credibilidade que a poucas mais pessoas consigo disse-me "NO DESPORTO TENS DE TE SABER MANTER SEMPRE ENTRE OS MELHORES, TENTA SEMPRE ANDAR LÁ EM CIMA, PORQUE O TEU DIA E A TUA SORTE HÃO DE CHEGAR E AÍ SERÁS Nº1" ; é um bocado isto que espero que a nossa equipa faça de agora em diante, vamos continuar a lutar e trabalhar sempre com os nossos objectivos bem definidos.
4f o jogo tem a importância que todos sabem, mais forte ou mais fraco do que nós o nosso adversário tem de merecer todo o nosso respeito, convém não esquecer que eles fizeram mais pontos que nós na fase regular e inclusivé nos ganharam no jogo realizado.
Nós queremos todos ganhar, sabemos que está ao nosso alcançe, só nos resta dar tudo para estarmos nos nacionais!!

Ontem mal dormi, não conseguia deixar de pensar na derrota, no que podia se calhar ter feito melhor ou diferente.. mas a maior tristeza e angustia é saber que este ano os jogos e o tempo está terminar, tem sido tão bom jogar e lutar ao vosso lado, é uma honra enorme ter-vos como amigos como irmãos, é inexplicável a saudade que senti de um dia como o de ontem - o almoço, as palhaças no pátio do bar novo com o mister - logo no próprio dia!!
Isto que nós temos é a nossa maior vitória e a nossa verdadeira força e não há sorte ou azar e de certeza nenhum adversário que nos posso derrubar nisto..
MUITOS PARABÉNS A TODOS E OBRIGADO PELOS MOMENTOS QUE ME TÊM PROPORCIONADO. FORÇA!! N VAMOS DEIXAR ISTO ACABAR JÁ, VALEMOS MUITO MAIS DO QUE ISSO.
Abraço

Anónimo disse...

primeiramente queria enaltecer a postura de toda a equipa da fmh...e incrivel como se criam laços de simpatia e admiraçao entre duas formaçoes q sao "inimigos" no q toca a competiçao propriamente dita...o mais certo e nao saberem sequer quem sou....mas posso vos garantir q foi um dos maiores desgostos da minha vida estar lesionado nao podendo defrontar uma equipa c a qualidade e c a dignidade q voces tem....por isso mesmo...parabens pela vitoria e acima de tudo por saberem ganhar honrosamente!bom....qt ao dia de ontem....voces companheiros devem imaginar a frustaçao e a tristeza q m assolou,assola e vai assolar cada vez q me recordar deste jogo da semi -final....independentemente de nao sermos campeoes(e obvio q ira ser a fmh e justamente) somos a equipa q maior nota de registo merece neste campeonato...lembrem se irmaos,q viemos da segunda divisao..passamos por tormentas e obstaculos incriveis os quais ultrapassamos de forma epica...admiro vos a todos....e do fundo do coraçao...peço desculpa pela minha ausencia forçada...este ano vai marcar me para o resto da mnh vida tal e o momento de infelicidade q sinto cada vez q me deparo com o sentimento de nao poder travar com voces todas estas batalhas decisivas...a verdade e q vos falhei no momento mais importante da epoca e peço perdao por isso mesmo...a ultima palavra vai para o mister...acho q nao ha grande coisa a dizer...penso q ha uma opiniao concordante da tua parte ,qd digo q aprendeste e cresceste mais um pouco como homem nesta experiencia como treinador da nossa equipa...foi um ano de estreia auspicioso da tua parte...um muito obrigado tb para ti mister pilinhas....quarta feira...e pa ganhar!!!!nao se esqueçam disso!!abraçao a todos....quadrada!!