segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Em 2 semanas, uma época

Uso este espaço mais uma vez para me dirigir à Família que é o Futsal da FDL. Família essa que já caminha para os 11 anos, feita de inúmeros nomes míticos e importantes.
Desde o dia em que me lesionei, no jogo com a FMH, que penso a toda a hora na minha recuperação, e no meu regresso. Sendo assim, já se nota que o meu pensamento anda 24h por dia nesta equipa, pois até a dormir sonho com isto! Por isso, tenho pensado muito no que estas próximas 2 semanas significarão para nós.

Ao longo de 6 meses trabalhámos em conjunto, com altos e baixos, para fazermos jus àquilo que apregoámos durante anos: "Temos capacidade para nos bater com qualquer equipa da 1ª Divisão". Hoje, que isso está provado, temos novos objectivos.
No dia em que saiu o calendário do Campeonato, uma semana antes deste ter início, fui a um jantar em casa do João onde analisei o calendário e disse que achava que íamos fazer 20 pontos e que esses 20 pontos poderiam muito bem levar-nos à Final Four. Quando o disse, ainda por cima à frente do Bernardo (para quem não sabe, o tipo da FMH que foi expulso contra nós), o mister disse que eu estava a ser pouco humilde e que deveriamos pensar por baixo, jogo a jogo. Claramente ele não conhecia o nosso potencial, mas admito que falei muito cedo.
Depois de termos ganho na 1ª jornada, talvez tenhamos ficado demasiado com o nariz empinado e isso levou-nos às 3 derrotas seguidas. Tudo bem que as derrotas foram contra o actual líder, contra o campeão em título e contra Psicologia, equipa a quem nunca ganhámos mas, a nossa história prova-nos que empenhados vencemos qualquer equipa.
Felizmente aproveitámos esse "Wake up Call" que foi estarmos a lutar pela manutenção e começamos a jogar com o pensamento correcto que me pediu o mister nesse jantar: "humildes, a pensar jogo a jogo". É verdade que, a 2 jornadas do fim, temos 18 pontos ou seja, estamos a 2 daquilo que vaticinei e de facto, esses 20 pontos dificilmente não nos levam à Final Four. Todavia, apesar do tempo me ter dado em parte razão, também tenho que dar razão ao João. Se não estivermos 100% empenhados em vencer, se não estivermos 100% concentrados, se começarmos já a pensar no futuro e não no presente, não ganhamos os nossos jogos e podemos ter um amargo de boca ao nível daqueles que tivemos nos tempos em que perdiamos no jogo de acesso à 1ª Divisão.

Nestas 2 semanas, jogamos a nossa época. Sinceramente, por muito que chegássemos ao fim em 5º lugar e se dissesse que "O 5º lugar para ano de esteria é óptimo e honroso", para mim, não chega.
Depois do que já fizemos, recuso-me a morrer na praia e não ficar nos 4 primeiros. Felizmente, sei que todos pensam como eu e assim é mais fácil. Dia 3 e 4 de Março jogamos as duas partidas que faltam até ao final da fase regular. Até esses dias, apenas temos 2 treinos. São dois treinos importantíssimos. Por muito que alguém não possa treinar, peço-vos que avisem com antecedência o João para que ele possa saber o que fazer.
Muito sinceramente, não creio que Quarta Feira tenhamos 10 para treinar. Eu só recomeço sexta; o Tomás tem inglês; o Vaz, o Eskilo e o Nabais têm jogo de Futebol às 15:30 o que lhes tirará frescura física para um treino a 100%; o trabalho do Ciley é sempre uma incógnita, e por aí a fora. Ainda assim lembro que, para se treinar Futsal só são precisos 4 jogadores de campo e um Guarda Redes, e se só forem 5, certamente que o João irá dar um treino táctico e todos sabemos como treinar as nossas movimentações nos ajuda para jogarmos bem. Por isso peço-vos, vão! Vão, quer chova quer neve, pois para se treinar movimentações não precisamos de um campo seco, além de que dá jeito também estarmos fisicamente aptos contra 2 equipas que fazem do físico o seu forte. Nesta altura, precisamos é da nossa garra, da alma de cada um para podermos fazer o que nos compete. Não se esqueçam que estamos a jogar pelo Quadrada, e para honrarmos o compromisso que assumimos com o nosso companheiro temos que ser sérios, empenhados.

Eu queria aqui adicionar mais um motivo para jogarmos com tudo as próximas 2 semanas. Temos jogadores que abandonam a equipa no fim do ano. O Domingos e o Iuri são apenas 2 casos paradigmáticos dentro de um vasto lote de nomes nesta situação.
Peço-vos então para pensarem no seguinte: É indubitável, nós fazemos parte da "Geração de Ouro" da história desta equipa e como tal, é um prazer para nós jogarmos juntos. Sendo assim, imaginem como se sentirão pessoas como o Iuri ou o Domingos que a cada jogo que passa ganham noção que estão cada vez mais perto do seu fim como jogadores desta maravilhosa equipa. Nenhum de nós quer pensar nesse momento - no momento em que teremos que pendurar as botas - mas para aqueles que já o têm perto, podemos ajuda-los a adia-lo e em seguida, a tornar esse momento mais especial.
Ou seja, se formos displicentes ou pouco empenhados, podemos estar a dizer aos nossos colegas que - tirando o TUL - estão a 2 jogos de se despedirem desta equipa. Não podemos permitir isso!! Cabe-nos a nós, como irmãos, lutar para proporcionarmos a todos os que abandonam este ano a possibilidade de se despedirem a jogar jogos importantes como uma Final Four (ou algo mais...).

Vamos então treinar seriamente esta semana - para os que estão lesionados, lembrem-se que uma recuperação cuidada e responsável é também um treino - para entrarmos em campo dia 3 na Academia com aquela grande vontade de carimbar o passaporte para aquilo que todos queremos!! É este o repto que vos lanço: Nestas 2 semanas, VIVAM, SINTAM E PENSEM NO FUTSAL COMO NUNCA!

PS - Sexta-Feira dia 26 temos o nosso Jantar de Equipa. Todos temos que estar presentes, e aproveito desde já para dizer à malta para começarem a convidar todos aqueles que, apesar de não treinarem, são também parte desta equipa. Falo de nomes como o Soneca, o Carlão, o Pauleta, o João Luz, o Areias, o Tacuara, o André, o Alma, o Celso, o Edgar, o Alves, o Karel, etc etc etc. Vamos fazer desse jantar uma bonita festa da nossa equipa.
Além disso, o QUADRADA faz anos no dia antes, ou seja, nesse jantar vamos também proporcionar ao nosso irmão uma Festa em Grande! Conto com Todos! Abraço a Todos!!

João Tudela

11 comentários:

Anónimo disse...

João, como tem sido hábito focas aspectos muito importantes neste comentário e consegues fazê-lo de forma a moralizar e emocionar qualquer um que faça parte desta família. Não há muito mais a acrescentar, por isso resta-me apenas pedir a todos que ponham tudo o que tiverem, puderem e quiserem (que eu acredito que seja pelo menos 99% de cada um de vocês) na preparação desta jornada dupla e nos jogos em si. Pelo Quadrada, unidos venceremos! Bora malta!

João Segura

Anónimo disse...

mais uma vez....um post exemplar...faço das palavras do mister pilinha minhas palavras....esta equipa e realmente muito diferente....e cada um q se emociona a ler este tipo de posts,reconhece de imediato isso mesmo!em principio nao vou poder d forma nenhuma estar presente nos jogos....mas no hospital e a unica coisa q vai ocupar o meu espirito acreditem irmaos....acreditem nisto com a profundidade q acredito em voces!esta equipa e sem duvida um marco para o resto dos meus dias...abraçozorro sentido....quadrada!

velho restelo disse...

resto dos teus dias?fdsss
para o ano será o teu regresso,para fazeres mais uma grande epoca

Anónimo disse...

E nós vamos estar a pensar em ti, amigo.. Força!

Tomás disse...

Como já disseram, não há muito a mais acrescentar... o post está brilhante e foca o essencial do que se quer para esta recta final de campeonato.

Ainda não estamos na final four, mas queremos lá estar, esse nunca deixou de ser o nosso objectivo como tal não podemos deitar tudo a perder em duas semanas.

Apareçam nos treinos que faltam, mostrem que querem e têm condições para jogar por esta equipa... Há lugar para todos e só com todos unidos é que vamos ser campeões.

Quadrada nós vamos lá estar, por nós e por ti sempre!! Grande abraço

Tomás disse...

VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAZZZZZZZZZ

eskilo disse...

Sempre nos galvanizámos com ambientes como o que vamos encontrar na Amadora,contra a Academia.Sempre fomos ambiciosos e soubemos sempre o que queriamos!Pois bem,chegou a nossa hora,a hora de fazermos o que mais gostamos,juntamente de quem mais gostamos...por nós,por quem acredita e vive esta família,por ti,Da Quadrada.

Beeeeeeeeeeeem Vaaaaaaaaaaaaaaaz

Ciley disse...

Pessoa!!
Bem, é costume dizer-se "Bem VAAAAZZZZ!!" Hoje apetece-me dizer "BEM TUDEEEELAAAA"!!! Pa, até me envergonho de vir aqui escrever porque nem sei o que dizer, até porque o Tudela faz questão de "nos roubar palavras e ideias". Infelizmente não tenho podido treinar, como toda a gente sabe, mas garanto-vos que esta família está sempre presente na minha mente.
Esta semana vou fazer os impossíveis para poder comparecer nos poucos treinos que nos faltam. Todo o esforço que faço e vou fazer para estar com a equipa, acreditem, é porque considero que esta família merece, sobretudo o "Cavaleiro da Quadrada". Acreditem que me vou empenhar ao máximo para estar no meu melhor para as próximas duas jornadas que se avizinham.
Abração a todos, em especial a ti Quadrada!!!

Anónimo disse...

Caros colegas e irmãos, embora muitos dos actuais membros desta nossa eterna família não me conheçam, aproveito este meio para vos desejar muita VONTADE, GARRA e FORÇA! Como sabem não tenho estado nada presente, mas a minha vida não me permite fazer muito mais, infelizmente, mas quero que todos saibam que embora pareça distante, estou sempre aí convosco, assim como vocês estarão sempre comigo.
Gostava de partilhar convosco que, nesta altura é com enorme orgulho e até alguma emoção que percepciono toda esta "mística" em volta da nossa equipa. É ainda com maior satisfação que acolho as noticias acerca da brilhante época que estão a realizar, pois tenho estado minimamente informado e é por isso que decidi vir aqui expressar-vos todo o meu apoio.
Assim sendo, venho desta forma manifestar todo o meu orgulho nesta equipa e dar-vos os parabéns pelo trabalho realizado, contudo sei que merecemos e queremos mais, logo, se for preciso vamos deixar a pele em campo e seja qual for o resultado iremos ficar todos muito felizes por vós.
Aquele abraço, Carlos Lanção.
VAMOS EMBORA MALTA E NUNCA SE ESQUEÇAM, UNIDOS VENCEREMOS!!!

Tomás disse...

Alguém pode avisar o alves dos jogos da próxima semana? e do jantar claro...

domingos ou assim

Anónimo disse...

Boas Pessoal...

Esta semana foi mto má pra mim, nao consegui ir aos treinos, e ao jantar nao deu mesmo. Mudei de job, e tenho tado mto busy...Nao tenho duvida que vamos ganhar os proximos jogos e vamos estar na final four!!!

FORCA EQUIPA!!!!

Iuri