quinta-feira, 18 de março de 2010

ORGULHO

Deixem-me começar por pedir desculpa pelo tamanho do post. Já estou nisto há quase 1 hora e achei por bem iniciar desta forma porque acredito que os mais preguiçosos desistam quando virem a extensão. PEÇO QUE NÃO O FAÇAM! ESTÁ AQUI CONDENSADA UMA ÉPOCA.. LEIAM, POR FAVOR.. ;)

Acima de qualquer outra coisa, espero que a mensagem que fique para todos seja a do título do post: ORGULHO!

Depois da derrota com a FMH (que, embora justa, tenha tido um resultado injusto) lutávamos por um lugar na fase de repescagem para a fase nacional. Fizemos um grande jogo! Com poucos erros. Com qualidade. Com controlo quase total. Com domínio. Sofremos golo e fomos capazes de acreditar e continuar a luta. Obrigados a recorrer ao 5x4 conseguimos através de um movimento inteligente e de inspiração do grande Vaz e Faz empatar. Nesse momento confesso-vos que senti que tínhamos acabado de garantir os penalties mas que podíamos ainda fazer o golo da vitória! Não me enganei e chegámos à vantagem. Merecida.. Em desepero o ISCPSI recorreu ao 5x4 e teve a felicidade de arrancar o empate a segundos do fim. Nos penalties era uma lotaria, como vos tinha dito.. Estivemos em boa posição de garantir o 3º lugar, mas, como disse, cada penalti é um acto isolado. Estar a vencer por 3-1 nos penalties é completamente diferente de estar a ganhar por 3-1 no jogo. E o azar acabou por bater à nossa porta.. Nem sempre ganham os que mais merecem.. Perdemos, mas ganhámos uma lição de vida e tantas outras coisas boas!.. Orgulho-me de vocês!

Orgulho-me do que construímos;
Orgulho-me do percurso que fizemos no 1º ano na 1ª Divisão do CUL;
Orgulho-me do respeito que consquistámos (por parte de dirigentes, Ricardo da ADESL, árbitros, adversários, público, etc);
Orgulho-me dos laços que fizemos crescer;
Orgulho-me do carácter;
Orgulho-me da dignidade;
Orgulho-me da raça;
Orgulho-me da qualidade;
Orgulho-me do querer;
Orgulho-me da ambição;
Orgulho-me das forças (mental e física);
Orgulho-me da lealdade;
Orgulho-me da entreajuda;
Orgulho-me da cooperação;
Orgulho-me do fim-de-semana na Ericeira;
Orgulho-me dos varrimentos;
Orgulho-me das palhaçadas;
Orgulho-me de vocês gostarem do Hamburguer, da Torre Eiffel e do Monstro de Loch Ness;
Orgulho-me da força com que damos o grito! Não há equipa com mais potência vocal que a nossa!

Orgulho-me da grandiosidade do André na baliza, da naturalidade com que entrou na equipa e foi um enorme motivador, da ex-namorada e de ser um varredor mesmo num país que não o seu;

Orgulho-me das boas exibições do Tomás Rabaçal que contribuiu para várias vitórias e de jogar sem óculos nem lentes em vários jogos;

Orgulho-me do David Apolónia por não se ter desligado da equipa mesmo em Erasmus e por ter chegado e ter imediatamente regressado aos treinos e às convocatórias;

Orgulho-me da capacidade e potência do remate do Luís Domingos, do carácter, da história na equipa e das palavras hoje no balneário (Desejo-te a maior sorte para fazeres parte dos 5%!);

Orgulho-me da capacidade de sair em drible do Nuno Pássaro "Eskilo", dos truques de freestyle, da pantufa cor-de-rosa e das entrevistas a imitar o Cristiano;

Orgulho-me da qualidade, velocidade e garra do João Tudela, da veia assistencial (acho que esta palavra não existe, mas vocês percebem: vem de assitências) e goleadora, de ter contribuído para que o processo de adaptação (equipa-treinador) fosse acelerado, mas acima de tudo da devoção ao futsal FDL, com tudo o que isso implica;

Orgulho-me da garra do Tomás Morais, da veia goleadora, da sinceridade e da confiança depositada desde o primeiro momento;

Orgulho-me da qualidade técnica do Zé, do poderio físico (o mundo pertence aos pequenos, meu irmão!) e de ser um varredor discreto mas que varre tanto ou mais que os outros;

Orgulho-me da seriedade do Iuri Khan, da dedicação, do empenho, do esforço para treinar mesmo quando saía do trabalho tarde, da brilhante ideia de pedir o nº 1 na camisola, da forma como soube lidar com o facto de ter poucos minutos colocando sempre a equipa em primeiro e da way como mixes o inglês com o portuguese nas messages e mesmo quando speaks normalmente;

Orgulho-me da velocidade de ponta do Andiciley Rita e da dedicação posta em cada treino, mesmo quando tinha que levar o Gonçalo para o Poli 3 e, à semelhança do Iuri, da forma como lidou com o pouco tempo de jogo;

Orgulho-me do pontapé canhão do Vaz e Faz (autor do melhor golo da época), da veia goleadora, da peculiar forma de condução de bola (sempre protegida com o rabiosque) e do sorriso fofinho;

Orgulho-me da raça do Diogo Nabais, da sobriedade e maturidade com que sempre respeitou as minhas decisões e por se fartar de fazer merda quando está bêbedo;

Agradeço ao Hugo "Hélio" Valente, ao Tiago Rosado, ao Tiago Santos, ao Zé Mário, ao João Luz, ao Duarte "Tacuara" Sapeira, ao Viktor "Foda-se" (van Hooijdonk), ao Palhas, ao Ricardo, ao Tony, ao Gaucho e ao Megre por, embora com diferentes razões no que diz respeito à intermitência/abandono, terem contribuído no treino e no processo de desenvolvimento da equipa (espero não me ter esquecido de ninguém; se sim, peço desculpa, mas 24 anos já é à porta da 3ª idade e a Alzheimer começa a atacar..);

Agradeço a todos os que têm uma ligação com o futsal da FDL e fizeram questão de o demonstrar de diversas formas (assistindo aos jogos, etc) - Carlão, Karel, Soneca (o grande patrocinador do fim-de-semana na Ericeira) e todos os que não sei o nome ou não me lembrei (desculpem, malta..);

Agradeço ao Alma e ao Celso pela forma como me passaram o testemunho, por terem estado sempre disponíveis, por me terem aconselhado quando precisei, pelo jantar do "vontade de f...", por terem estado na maioria dos jogos, pelas palavras de conforto e motivação nas derrotas e pelos parabéns nas vitórias;

Orgulho-me do Márcio Cavaleiro da Quadrada (ficaste para último propositadamente). Orgulho-me da qualidade, da capacidade de luta (em qualquer perspectiva, dentro e fora de campo), do apoio incondicional mesmo do lado de fora. Tentámos tudo para te poder dedicar a ida aos nacionais, mas não deu.. Lembra-te sempre da mensagem do Bernas, puto! Ah!, orgulho-me de seres o maior varredor da FDL (pelo menos é o que consta nos corredores..) mesmo com esse cabelo.. Não entendo como é possível, mas enfim.. Já vi gajos com dentes de outra cor terem tanto ou mais sucesso. Se bem que esse êxito também se possa dever em grande parte à gigantesca capacidade sexual dos referidos indivíduos.

Finalmente, deixo-vos com uma mensagem da minha melhor amiga - a Letícia, mais conhecida por Tita ou Guinha (vem de AmiGuinha) - que hoje esteve a ver o jogo e que ontem leu grande parte dos posts e comments do blog e ficou sensibilizada e que para mim representa tudo o que eu sinto por vocês:

"Para ser perfeito era com vitória (mais que merecida) e com bolinho para a equipa toda.. Dei por mim a gritar, a saltar, a festejar, a concentrar-me de tal forma que quase acreditava que tinha poderes so por pensar repetidamente: "Marca, puto, marca!", "Bora, miúdo, defende!" Sabes como sou.. Adoro esse espírito! Gosto de saber que é muito mais do que uma equipa de futsal.. Gosto da ligação que construiram e da relação que facilmente criaste com eles.. Não era difícil, porque sei que te identificas com o espírito! Gosto da transparência das lágrimas.. Gosto da força que tudo isso transmite.. Gosto de ti e tenho um orgulho enorme que faças parte dessa família!"


ORGULHO-ME DA AMIZADE, acima de qualquer outra coisa!

6ª feira vejo-vos no Poli 3, à hora do costume.. ;)

CARREGA FDL!



O treinador da estreia da FDL na 1ª Divisão e amigo eterno:

João Segura

7 comentários:

Anónimo disse...

Por todas estas palavras que o João escreveu e pela magnífica história que 'escreveram' este ano, amanhã as nossas forças serão as vossas, e queremos(na qualidade de capitão falo pela equipa da FMH) dedicar a (desejada) conquista de amanhã a toda a equipa da FDL, a única que neste ano desportivo teve qualidade para nos derrotar.
Grande época! houvesse a categoria, e sem sombra de dúvida votaria a FDL, equipa do ano!
também eu me ORGULHO da vossa qualidade (a todos os níveis) e da ambição que sempre revelaram.

grande abraço,

Bernas

P.S.: o pilinhas varre muito pouco. anda ai todo fanfarrão, mas varre pouco, que isso de ter os dentes cada um de sua cor...

Anónimo disse...

neste comentario q consubstancia o derradeiro comment a seguir a um jogo "a doer"....queria aproveitar para agradecer a toda a gente q faz parte directa ou indirectamente daquela equipa....nao vou fazer distinçoes,especificando aqui nomes...pois seria de uma tremenda injustiça se o fizesse...sendo q as pessoas com q tenho relaçoes maior estreiteza de amizade,sabem no...e sera justo refirar o facto de toda a gente naquela equipa ter conseguido conquistar a admiraçao e orgulho da mnh parte em relativamente a sua pessoa...so pos posso dizer q foi um orgulho ter partilhado estes anos com voces...nunca na minha vida pensei no momento q entrei para a faculdade q os momentos mais marcantes da mnh vida fossem vividos numa equipa universitaria...provavelmente nao poderei jogar mais...mas tenham a consciencia q saio de cenario muito triste...mas tb muito orgulhoso com o q conquistamos no plano desportivo e humano...foram anos fenomenais q vou recordar c imensa saudade ao longo de toda a mnh vida...cresci e aprendi qq coisa na relaçao com cada um de voces...espero q tenham consciencia disso mesmo..lamento nao conseguir transmitir fidedignamente atraves de palavras,tudo o q m vai na alma....por ultimo (acho justo faze lo) queria dar um agradecimento especial ao bernardo pelas suas palavras alusivas a mnh pessoa(o q e o menos importante) mas enaltecer ainda mais as palavras com q brindou a nossa equipa....em nome da equipa agradeço te do fundo do coraçao...pois ouvir palavras do adversario como as q tu proferiste ,toca e sensibiliza qq um...ainda mais gajos q se sentem machoes ,mas q na hora da demonstraçao d sensibilidade/honra no futebol se veem a chorar todos agarrados uns aos outros no balneario....(isto tb e um comportamento autentico digno de registo) .....a penultima consideraçao vai para ti mister pilinhas....como ja te disse....como ano de estreia...teres um desempenho pessoal deste calibre...e de registar....deixando um pouco os aspectos tecnico-tacticos( q neste momento nao m parecem ter especial relevancia) deixa me dizer te q m surpreendeste pela tua qualidade humana...foste um gajo q veio claramente acrescentar algo a equipa...posso te dizer q cumpriste a missao (q tds diziam impossivel) de substituir condignamente o alma e o celso....estas de parabens ...mesmo!!!por ultimo....quero so agradecer por todos os momentos q me proporcionaram os membros mais velhos da equipa q passaram tantos anos a aturar me....parece me da maior justiça mandar um abraço especial ao domingos q e um individuo c um caracter formidavel...para ti dsomingos....nc seras esquecido pela mnh pessoa...acredita....aos irmaos q m pediram desculpa por nao terem atingido os nacionais....nao se atrevam a faze lo novamente sff...eu e q tenho q vos agradecer pela felicidade q m proporcionaram ,so pela simples razao de existirem e considerarem me digno da vossa amizade e do vosso respeito....nao vou escrever mais...obviamente as lagrimas caem me a jorro pela face neste momento!!abraço sentido a todos....ASS: marcio quadrada o varredor c o cabelo horrivel :P

Anónimo disse...

Miudos, embora o desfecho desta época fique algo aquem das vossas capacidades, uma coisa é certa, deixaram-me, de longe, ORGULHOSO de todos vós...incluindo obviamente o mister. Confesso que quando soube que o celso e o alma iam deixar a equipa pensei: o sonho acabou, o futsal acabou, a minha familia ruiu, mas não, estava enganado e por isso dou-te os meus mais sinceros PARABENS!!! Acho que ninguem faria melhor que tu, foste absolutamente brilhante, começas-te do zero e acabas com um grupo fenomenal a discutir os primeiros lugares da 1ªdivisão...as tuas conquistas foram mto além do plano desportivo por isso ORGULHA-TE dos teus jogadores e de TI, assim como eu me ORGULHO de todos vós!!!
Abração pessoal, Carlos Lanção (Carlão)

Eskilo disse...

Antes de mais, quero pedir desculpa à equipa, por não ter aparecido quando esta mais precisava.Depois da lesão voltei diferente,menos rápido,menos capaz de resolver e isso deixou-me de rastos.Vivo esta equipa de uma forma muito intensa e especial.No balneário tambem chorei.Não porque perdemos,mas por tudo o que estava a acontecer.O modo como a vitória escapou,as palavras de despedida do Domingos,o ultimo jogo do Iuri e o Quadrada!Desde que saí do balneário até casa, não consegui abrir a boca para dizer o que fosse.Em casa não consegui adormecer...pensava na mensagem que o Domingos me enviou,imaginava como seria jogar sem o Quadrada,sentar-me no balneario, olhar para o lado e não os ver.As lágrimas tinham vindo para ficar.Só hoje,às 3 da manha,consigo vir aqui dizer qualquer coisa.
Sei que não é o fim do mundo,mas é o fim de um sonho,um sonho do tamanho do mundo!
Fica o mais importante e a essência de tudo isto:NÓS!A nossa família,a nossa mística,a nossa história,o nosso espirito,a nossa amizade,a nossa vivência,os nossos irmãos...!

Abraço pessoal,abraço Bernas

PS.PARABENS À FMH POR TEREM SIDO CAMPEÕES!

Anónimo disse...

Mais uma vez obrigado por virem aqui deixar mais umas palavras ternurentas, Bernas, Quadrada e Carlão. :)

Bernas, o fair-play e respeito demonstrado pela vossa equipa é, indubitavelmente, algo raro e bonito de se ver! Obrigado, Bernas Berninhas!

Quadrada, é bom saber que não te envergonhas por essas lágrimas. Todos nós já as derramámos juntos e não há que envergonhar. Antes pelo contrário. São o símbolo de tudo o que representamos!

Carlão, acho que só referi isto uma outra vez, por isso vou voltar a mencionar: sei que facilmente poderá parecer falsa modéstia, mas acredita(em) que não me sinto o principal responsável pelo que fizemos este ano. Sem dúvida que contribui, mas, honestamente, acho que 60 ou 70% da responsabilidade é vossa, pela qualidade, pelo querer, pelo empenho, pela coragem, etc etc. Parabéns a todos, mais uma vez, malta!

Tal como todos previmos, a FMH sagrou-se campeã ao derrotar a equipa do careca "camisas" por 3-2 no prolongamento. Foi à justa, mas tá feito. Malta, mais um motivo de orgulho: fomos a única equipa capaz de vencer os campeões. ;)

Parabéns FMH! E Parabéns FDL!

Sem me querer tornar repetitivo, é uma grande honra fazer parte desta família.

P.S.: Quadrada, vais voltar a jogar, sim! Nem que eu tenha que andar nas ruas de Lisboa a fazer hamburgueres a torto e a direito..

P.P.S.: Hoje o glorioso Benfas foi a Marselha virar a eliminatória! GRANDES!! =D

Carrega FDL e Carrega SLB!

João Segura

Ciley disse...

Mister!!
o teu descurso é o seguinte: "os penaltis são como a roleta russa, ora entram ora não, depende da sorte" - qualquer coisa nesse género. A verdade é que naquela hora só pensava que era o meu momento, a minha vez de dar o meu contributo á equipa concretizando aquele penalty. Isso não aconteceu, daí o meu descontentamento. Aqui ficam as minhas desculpas por isso. Agora em jeito de agradecimento quero dizer-te que antes sabia dar uns chutos na bola, agora sei o que é futsal. Infelizmente tivemos muito poucos treinos para poderes pôr em prática, por completo, tudo aquilo que tinhas e que sabes, mas digo-te que mesmo com esses poucos treinos aprendi muito. Sou conhecido por ser um tipo que não gosta de tácticas, mas eu aprecio muito as tuas e as tuas ideias sobre o que é o futsal.
Já sabes, agora és parte desta enorme família e, falo por mim, mas de certeza que a maioria pensa o mesmo, para o ano cá estaremos, não é assim? hummm...
Quero também deixar uma abraço ao nosso capitão, Domingos. Mano! Vou ter saudades tuas! Serás sempre o nosso capitão!
Quanto ao resto do pessoal, quero só dizer que é uma honra fazer parte desta família.
Finalmente parabéns aos capeões -FMH - sem dúvida uma vitória merecedora. obrigado Bernas pelo Post.
Abraços e beijinhos para todos. Melhor, os beijinhos são para o mister João Segura ;)

Anónimo disse...

Grande Ciley: ya, cada penalty é um acto isolado. Ou seja, ter uma vantagem de 2 penalties não significa que já ganhámos. Infelizmente nenhum dos 3 últimos marcadores conseguiu converter. Sem dúvida que a carga de treino não foi a ideal, principalmente em Janeiro e Fevereiro, o que pode ter contribuído para algum decréscimo exibicional, mas é importante reter que esta equipa fez um grande trabalho no ano de estreia na 1ª Div. E mais uma vez reforço que, embora tenho o meu mérito (não sou hipócrita para dizer que não fiz nada..) vocês são os principais responsáveis pelo sucesso. Grande abraço. Não percebi essa merda dos beijinhos. Seu paneleirão! :P

João Segura