sábado, 30 de janeiro de 2010

Antevisão FDL - FMH

Meus caros:

Na próxima 6ª F, dia 5 de Fevereiro, às 21h, temos mais um jogo importante. Será, por aquilo que a classificação e os resultados anteriores de cada equipa indicam, o jogo mais difícil até agora. Não significa isto que seja impossível ganhar ou que vamos jogar à defesa. Antes pelo contrário. Por ser um jogo com um carácter tão importante e por querermos ganhar para praticamente garantir um lugar na "Final Four", teremos que deixar a pele em campo e no final dos 50 min., sair do campo com um sorriso pela vitória. Há que ter níveis de concentração elevados e, embora pareça contrastante, a tranquilidade necessária para podermos abordar o jogo com a qualidade que nos caracterizou nos últimos jogos. Eu acredito, sinceramente, que temos capacidade para vencer este jogo, mas é fundamental que cada um de vocês tenha também essa mentalidade. Chegar à "Final Four" no 1º ano de 1ª Div. seria / será um bonito feito... Pensem nisso. ;)

João Segura

10 comentários:

João Tudela disse...

Temos que acreditar no nosso valor. Desde que entrei nesta equipa que já fui testemunha de resultados à partida considerados "impossíveis".

No meu 1º ano de equipa, tinhamos esta mesma FMH (onde jogava o nosso mister ahah) no nosso grupo na 2ª divisão. Nas conversas no msn com o Alma na altura, ele dizia-me que com o grupo que tinhamos (ISPA, Veterinária e FMH), à partida o jogo contra Veterinária era tranquilo (e foi, ganhámos 9-0), e que o jogo contra o ISPA seria determinante pois contra a FMH à partida não teriamos muitas esperanças. Ganhámos ao ISPA logo no 1º jogo 3-0, e contra a FMH, fizemos um belo jogo e empatámos 2-2, sendo que nunca estivemos a perder e sofremos o empate no último minuto do jogo. Ficámos em 1º no grupo pois acreditámos em nós.
Na 2ª Fase de Grupos tinhamos a FCT, o ISEL-B e Dentária. À partida, nas "previsões" o ISEL-B era horrível, Dentária era do nosso nível e FCT estaria uns furos acima. Logo no 1º jogo, batemos a FCT por 2-1, num jogo muito sofrido e inteligente onde mais uma vez o Poli 1 foi testemunha de uma grande capacidade de superação da nossa equipa. No 2º jogo, ganhámos a Dentária por 5-1, onde fizemos um jogo brilhante. Com 6 pontos foi-nos possível dar oportunidade àqueles menos utilizados no 3º jogo e cumpriram, ficou 3-3 e garantimos o 1º lugar do grupo.
Infelizmente o ano acabou em lágrimas com a Lusófona, mas o acreditar esteve lá até ao fim.

João Tudela disse...

No meu 2º ano de equipa, o "acreditar pode dar vitórias" foi mais visível no TUL".
Num grupo com 2 equipas da 1ª divisão (Farmácia e Letras) perdemos com os primeiros mas vencemos os segundos - algo que nunca tinha sido feito na história da equipa - e repetimos a dose nas meias-finais, após termos eliminado nos quartos uma também difícil Medicina.
Na Taça ADESL, demos uma grande réplica à FCT. Uma semana antes eles tinham sido campeões da 1ª Divisão a golear por 5-1 nas meias finais o ISCAL e na final o ISCPSI pelo mesmo resultado. Nós fomos lá, sob previsões de goleada história e só cedemos por 2-1 com um penalty que ainda hoje estou para saber o que é que o árbitro viu ali.

O campeonato esse ano não teve grande história, pois na fase de grupos com ISPA, Ciências, ISCEM e Agronomia ganhámos os jogos todos (e valha a verdade eramos favoritos em todos); nas meias finais eliminámos Dentária onde também eramos favoritos (10-7 no total das 2 mãos) e perdemos na final de forma que nem interessa falar.

João Tudela disse...

No ano passado então, os momentos épicos foram levados ao extremo!!
No campeonato passeámos na fase de grupos, onde batemos Farmácia, E.Moniz, Agronomia, Belas Artes, C.Social e Ciências, tendo apenas tido um precalço contra Tecnologias da Saúde. Chegámos à final e o que dizer daquele jogo?? Ainda por cima contra a Lusófona que nos tinha roubado o sonho em 2006/2007 para depois descer na época seguinte por faltas de comparência.... Ganhámos, e se houvesse justiça nem precisavamos de ter ido a penaltys! Mas assim soube melhor!
E na Taça...goleamos 2 equipas da 1ª Divisão (ISEL (9-4) e Academia Militar (6-1)!!), sendo que o jogo contra a Academia foi dos melhores que vi esta equipa fazer!! Perdemos apenas contra o Técnico, novmente no último minuto, novamente apenas por 2-1 contra uma equipa que uma semana antes celebrou o título da 1ª Divisão. Foi realmente um ano fabuloso para esta equipa!

João Tudela disse...

E este ano meus amigos?... Deram-nos como mortos após aquelas 3 derrotas. Ia ser complicado não descermos, dizia-se. A equipa estava em vias de acabar, comentava-se.

E de repente, poucos meses volvidos, estamos aqui a falar de tentar ir à Final Four na nossa época de estreia na 1ª Divisão.
O novo treinador encontra-se perfeitamente integrado no grupo, a equipa acredita no que se trabalha, e sobretudo vemos a equipa a trabalhar bem!!

Muito sinceramente tenho gostado muito da aplicação de alguns membros da equipa que vão ali, às quartas e sextas, treinar ao frio ou à chuva e não falham, não faltam salvo algum problema de maior. Dou-vos o exemplo do Iuri. É capaz de ser a época em que ele tem tido menos minutos em campo e isso é óbvio que em alguns momentos desmotiva qualquer um. Mas ele em Janeiro não falhou 1 treino se não me falha a memória! Sai do trabalho e vai para ali, esforçar-se para ajudar a equipa. Mas há mais, adoro ver o Vítor ir treinar quase sempre, o Vaz feliz e integrado numa equipa que não o conseguiu cativar nos anos anteriores. Gosto de ver a evolução do Ciley e o entusiasmo do Eskilo quando volta de lesão e marca um golo à Cristiano...
É óptimo ver o Domingos a tentar disfrutar ao máximo do seu último ano como jogador e a vir a abrir do Porto para Lisboa para poder ajudar a equipa!
Até agarrámos 2 reforços de Inverno (André e Zé), que tanto jeito irão dar neste 2º semestre de treinos e jogos. Mas há mais... é verdade que houve gente que desapareceu, que abandonou isto. É verdade que somos um grupo menos numeroso, mas os que ficaram estão unidos e prontos para a guerra, liderados por alguém em quem acreditamos e que acredita em nós.

Eu falo por mim, ando todos os dias maluco para que chegem os treinos do Futsal e ando doido a pensar no jogo da semana que vem!! Mas sei que há mais como eu, sei que estamos todos assim!!
Mas ATENÇÃO: nós podemos ganhar à FMH e não ir à final four se não ganharmos os jogos contra a A.Militar e F.Aérea. Tal como também podemos perder para a semana e ir à mesma se ganharmos os últimos 2 jogos. Por isso é importante agarrarem bem as ideias de tranquilidade e concentração que o João expõe no post. Este é o jogo mais importante da época, porque é o próximo, nada mais que isso.

As previsões meteorológicas não são as melhores para a próxima quarta feira. Na verdade, dão um tempo horrível para esse dia com chuva e vento. Ainda assim, caso o tempo mude, vamos todos treinar com afinco para que possamos estar 100% preparados para o jogo de sexta. Comecem já a concentrar-se, a procurar os vossos focos de inspiração, motivem os colegas seja por sms, aqui no blog ou quando os virem e caso não treinemos quarta, apareçam Sexta com uma sede de vencer à imagem daquela que nos caracteriza desde o 1º dia. É a sede que eu aponto dsd o 1º comentário q deixei aqui neste post que eu quero de todos.

Se não tiverem factores extra para motivação, eu deixo um: ESTE E TODOS OS PRÓXIMOS JOGOS ATÉ AO FIM DA ÉPOCA SÃO JOGADOS PELO QUADRADA. POR ELE TEMOS QUE DAR TUDO E VENCER!!! O QUE É QUE O FUTSAL QUER?!

Anónimo disse...

Tudela acertaste em tudo o que disseste...este é o momento da equipa se mostrar...e nao tenho duvida que vamos vencer.

Eu falo por mim...sem duvida é o ano em que tenho de me mostrar que mereco, ao coach, cada treino,como acho que nunca tive d mostrar...João obrigado por acreditares em mim, e me pores a jogar os minutos que tenho jogado, alias o que me interessa é q equipa ganhe, pq assim eu tambem vou ganhar.

Podemos ser poucos a treinar, mas somos unidos e bons...

Espero que neste meu ultimo ano, entre outra vez na historia do futsal da FDL, como ja fizemos no ano passado.

FORCA EQUIPA!!

Iuri

Anónimo disse...

Não podia passar indiferente perante estes relatos épicos do João e o coment do Iuri. Sem dúvida que o espírito de equipa ajuda a vencer jogos e eu conto com todos vocês para bater a minha antiga faculdade.. ;) Na próxima 6ª vou ser da FDL desde pequenino! :) Concentração, determinação, luta, qualidade e tranquilidade. São estas as características que teremos que ter.. Força equipa!

João Segura

Anónimo disse...

na sexta apesar de nao poder dar o meu contributo dentro de campo...vou la estar a puxar por voces...aprofundar um possivel discurso da mnh parte para voces ,nesta altura ,sera mt prematuro..sendo q por isso...prefiro proferir umas palavras qd for a conversa de grupo previa ao jogo...peço vos em meu nome q deem tudo o q têm tal como eu sempre dei..ganhem aquele jogo por voces e por mim q tar a morrer ca fora...abraçao a todos e acreditem q nao tenhu duvidas q venceremos...pq acima de tudo tenho muita confiança em toda a gente q pertence aquela equipa!fdl sempre!!!ass:quadrada

eskilo disse...

Especial é a palavra que melhor caracteriza esta equipa,ou melhor esta família.Porque?Parte da esxplicação começa naquilo que o tudela referiu,mas há mais.Capacidade de superação e sofrimento,talento,solidariedade,união,querer,ambição!Não se esgota nestas palavras,mas passa por aqui.Em virtude do meu passado,sempre vi os mais velhos,os mais antigos como um marco que gostaria de alcançar.Sempre fui bem recebido e acarinhado por todos,mas como tudo na vida,há um princípio e um fim.Tudo isto para dizer,que parte daqueles que me receberam e com quem sempre gostei de treinar e estar,vão embora para o ano..domingos,ratão,yuri entre outros.
Mais uma razão,a juntar a todas as outras que foram supra mencionadas ,que nos faz encarar este jogo e os vindouros com responsabilidade acrescida,sempre dentro dos parâmetros daquilo que temos feito de há uns jogos para cá.
Do outro lado está uma equipa universitária,rapazes da nossa idade,que jogam bom futebol como nós,e é um jogo que pode pender para qualquer um dos lados,provavelmente vai decidir-se em detalhes.Portanto, penso que devemos estar tranquilos,é mais um jogo que queremos ganhar e...não nos esquecemos de ti Da quadrada.

Anónimo disse...

Pessoal como já transmiti ao João não posso treinar até ao final de Fevereiro por motivos médicos!!No entanto, sempre que me for possível vou estar presente nos jogos para vos ver brilhar e orgulhar por fazer parte da equipa de futsal da FDL.Esta sexta, em princípio, não vou poder estar presente já que quinta e sexta não estarei em Lisboa dado que tenho assuntos inadiáveis a tratar fora da cidade.Estejam tranquilos, confiem em vocês, respeitem o adversário e sejam solidários entre vocês!Assim, venceremos!!Força malta!!!! Tiago Santos

Tomás disse...

Já não há muito mais a acrescentar depois de tudo o que já foi escrito.

A minha principal mensagem será: acreditem em vocês, em nós e no nosso valor até ao fim, aconteça o que acontecer! Sabemos bem o que queremos - GANHAR TODOS OS JOGOS, seja contra o 1º ou contra o último.

O tempo de se poder mandar esta equipa abaixo já acabou... Quem quer fazer parte deste grupo e desta equipa, só pode ambicionar uma coisa GANHAR GANHAR E GANHAR!
NÃO NOS CONTENTAMOS COM POUCO, nunca o fizemos.

Esta 6f mais uma vez vai ser um orgulho poder jogar ao vosso lado. Tal como o João disse, vamos ser inteligentes, vamos saber ter a bola e usa-la porque quanto mais tempo e melhor a tivermos menos perigo sofremos e mais perigo vamos criar...

Abraço a todos.