domingo, 15 de novembro de 2009

Afinal, o que é que o Futsal quer mesmo?

Sinceramente, estou farto de hipocrisia e como tal vou fazer um post cheio de verdades.

Há pessoas que deviam de ter vergonha na cara. Ao olharem-se ao espelho deviam de pensar se realmente têm moral para se dizerem parte do Futsal da FDL. Não estou a falar em ninguém em concreto. Infelizmente, não tenho maneira de descobrir ou de ter certezas sobre quem são as pessoas que fazem comentários anónimos no blogue a falar mal de tudo, ou sobre quem são as pessoas que pela FDL vão espalhando veneno entre os membros da equipa.

Na última conversa que se teve em equipa no treino, o nosso capitão Domingos foi bem explicito ao dizer "Quem tiver algo a dizer, que o diga agora". Ficaram todos mudos. Baixaram a cabeça e mantiveram-se no silêncio. Ninguém pode dizer que não teve a sua oportunidade de falar. O cinismo que reina nesta equipa nunca teve igual e já mete nojo.
Hoje em dia, eu sinto que há gente dentro do grupo que deseja o nosso fracasso, e a cada derrota sente mais força para aumentar a contestação. A que é que eu chamo isso?! Egoísmo.
O Futsal da FDL já existe há 10 anos. O que diria um Alves ou um Marcovic se hoje nos visse neste estado!? O que sentiria o Pauleta, ou o Eddy se nos soubessem assim?! O Futsal FDL não somos só nós. Antes pelo contrário, nós somos apenas meros grãos de areia na grandiosidade desta família. Não somos NINGUÉM para por em causa algo que a outros custou tanto a construir. Fomos os primeiros a subir de divisão. E depois?! Temos mais jeito para jogar à bola, só isso. Isso ao pé dos que lutaram para criar esta equipa, para que a mesma tivesse a 1ª viagem, os primeiros equipamentos, etc.....não é nada.

Por isso é que falo em egoísmo. Acham sinceramente que ganhamos alguma coisa com este clima?? Acham que minar este novo ciclo é de alguma forma prestar vassalagem e lealdade eterna ao legado do Alma e do Celso?? Acham mesmo, que é isso que eles querem? Pois eu digo com toda a segurança que não. Lembro que no nosso 1º treino da época ambos pediram para apoiarmos o João ao máximo porque sem o apoio de todos as coisas não iriam resultar.

É ridículo as pessoas virem para o blog, escondidas em "anónimos" para despejar as suas frustrações, as suas mesquinhisses, para lançar um pouco mais de veneno, um pouco mais de suspeição entre a equipa. Assumam-se!! Digam tudo o que têm para dizer às Quartas e Sextas em frente ao grupo! Ou se não são capazes, saiam da equipa que a equipa não precisa de gente assim! Só se sentirá ofendido com isto a quem a carapuça servir.

Mentalizem-se de uma coisa: Novo Ciclo significa NOVO CICLO. Atentem na palavra NOVO. E neste caso, novo significa também diferente! E isto tem a ver com o trabalho do novo treinador. Nos 3 anos em que treinámos sob a alçada do Alma (no 1º ano) e posteriormente do Alma e do Celso (2º e 3º anos) por esta altura ainda nem tinhamos feito a nossa estreia no campeonato. TODOS os anos tinhamos problemas idênticos a alguns que temos agora. Uns queixavam-se que jogavam menos nos treinos que outros que eram novos na equipa, outros queixavam-se que jogavam menos nos treinos do que uns que eram piores jogadores. No fim, os treinadores tinham Setembro, Outubro e Novembro para dirimir estes conflitos e chegar à 1ª jornada de uma Divisão inferior com uma convocatória planeada, sem contestação, e com cada elemento do plantel ciente do seu papel no grupo.
Este ano tivemos um treinador que ao 3º treino teve que fazer uma convocatória para a 1ª Divisão. Acham fácil?! Acham sinceramente que qualquer um de nós faria melhor? Mal ou bem feita, jogando bem ou mal, ganhámos esse 1º jogo. Na 2ª jornada perdemos contra o ISCPSI num jogo em que nos faltava o Domingos e o Tomás - por exemplo - e em que o Nabais e o Quadrada estavam fisicamente diminuidos. Começou o ruído...
Na 3ª Jornada perdemos contra o Técnico. Muitos começaram a prever a crise, a comparar o João ao Alma e ao Celso, e eu pergunto: Mas com o Alma e com o Celso alguma vez ganhámos ao Técnico?? Na 4ª Jornada perdemos contra Psicologia, mais ruído...e eu volto a perguntar: Com o Alma e com o Celso, alguma vez ganhámos a Psicologia?? Com estes até vos deixo os resultados:

TUL 2006
-Direito A 1-2 Psicologia
-Direito B 1-1 Psicologia
CUL 2007
- Direito 1-2 Psicologia
- Direito 3-3 Psicologia
TUL 2007
- Direito 1-2 Psicologia
TUL 2008
- Direito B 1-1 Psicologia

Em 6 jogos nunca lhes tinhamos ganho, e por agora termos perdido um jogo por 1-0, o treinador já é o pior do mundo e nós já não somos a mesma equipa!? Jogar na 1ª Divisão não é fácil. Aqui não há ISCEM's, Dentárias, Medicinas, Agronomias ou Belas Artes... aqui não há 1 mês para se preparar um jogo. O tempo é apertado, as equipas contra quem jogamos são mais difíceis e quer queiramos quer não, são mais experientes que nós neste ritmo.
O novo treinador chegou e está a tentar implementar a sua filosofia de jogo. E de outra maneira não poderia ser, pois se ele chegasse para pura e simplesmente ter que copiar tudo o que o Alma e o Celso tinham feito até então, para isso teria sido preferivel terem ficado cá eles os 2 que já nos conheciam. É normal que não se concorde com tudo o que se treina...eu próprio há coisas que não concordo, mas as pessoas têm que aprender que o treinador é soberano e temos que fazer em campo o que ele nos manda fazer!

Quanto às criticas às opções técnicas, acho-as irónicas. Aqueles que na penumbra mais se queixam por não jogarem, são pessoas que NUNCA jogavam. Porque é que haveria de ser diferente agora? É por haver um treinador com menos tempo de equipa que vocês? É por já terem 1, 2, ou mesmo 3 anos de equipa que se acham na legitimidade de exigir um lugar na convocatória!? Mesmo eu que estou há 3 anos na equipa e fiz mais jogos que a maioria sinto que tenho pouco tempo de equipa. Tudo o que seja abaixo de 4 anos é pouco. Quanto mais 1 ou 2 anos.
De resto, isto das queixas sobre as opções técnicas já não é de agora. Eu já fiquei "lixado" por ter ido para o banco de castigo mais o Domingos após uma discussão num treino entre nós 2. O Tomás já ficou "lixado" por ir ao banco. O Ciley já se sentiu "lixado" por só ter jogado 1 ou 2 minutos. O Rabaçal já se sentiu "lixado" por não ter jogado quando já ganhávamos por 7 ou 8. O Quadrada já ficou "lixado" por não ter sido titular quando as suas exibições o justificavam. O Eskilo já se sentiu "lixado" por não ter sido titular quando também achava que merecia. Isto tudo, entre outros acontecimentos, aconteceu durante o tempo do Alma e do Celso. Onde é que eu quero chegar?? A contestação na nossa equipa sempre existiu. Sempre houve gente insatisfeita, mas as coisas eram abafadas porque se passava o ano inteiro - pelo menos até Maio - a ganhar.
Mas agora as coisas são diferentes. Não vamos ganhar sempre - como de resto tem acontecido - e não temos até Maio para por água na fervura. O nosso futuro joga-se aqui e agora!!Durante os próximos 30 dias jogamos mais uns quantos jogos que poderão muito bem ditar o nosso futuro nesta nossa época de estreia na 1ª Divisão. Levou-se 10 anos com muito sangue, suor e lágrimas à mistura para se conseguir este feito. Como já se disse, não fui eu, o Domingos ou o Celso quem o conseguiu. Foram todos, desde o 1º treinador, ao último apoiante durante 10 anos. Como tal, não vou permitir - e sei que a maioria da equipa concordará com isto - que menos de meia dúzia de cínicos destruam o que levou tanto tempo a construir só para provar que o novo treinador é mau, o que os escolhidos dele são errados.
O Alma e o Celso são insubstituíveis. Ninguém diz o contrário. O que as pessoas têm que compreender é que por muitas saudades que tenhamos deles, o nosso treinador agora chama-se João Segura e é com ele que temos que ir para a guerra. Quem quer vem, que não quer... sinta-se à vontade para ficar em casa.

Não vinha à Internet desde quarta à noite. Neste momento estou com 40º de febre a escrever este texto porque achei que estava na altura de mais alguém dar um murro na mesa. Digo "mais alguem" pois como já disse, o Domingos pediu naquele treino para os insatisfeitos falarem e ninguém o fez. Como a hipocrisia continuou no blogue, e o blog é uma criação minha, aqui o murro na mesa dou eu. Para aqueles a quem a carapuça serve neste texto, repensem a vossa atitude para com esta equipa. Pensem se realmente a equipa vai ganhar alguma coisa com a vossa atitude. Para os outros onde eu me incluo, vamos continuar a trabalhar. Nada está perdido, estão 21 pontos ainda em disputa e temos valor para os começar a amealhar com regularidade a começar já na próxima Quarta com o ISPA.

Passei um post inteiro a defender o treinador, mas agora também vou discordar dele. João, falaste em "vergonha" sobre o que se passou no final do último jogo. Não devias ter. Eu certamente não tenho. Mal ou bem, de uma maneira mais ou menos digna, se no último jogo saltámos todos para aquela confusão, foi porque fomos defender um colega, um amigo, um irmão. Nesta família defende-se o lema "fazes mal a um, fazes mal a todos" e a partir do momento em que há um gajo que parte para cima de um de nós, é como se tivesse partido para cima de todos e aí, vergonha, é não ir defender o nosso companheiro. Pelo menos eu, atirava-me que nem louco para a confusão outra vez para defender o Quadrada. Mas isso, sou só eu...

PS - Espero que este texto tenha algum efeito positivo e nos junte para os nossos objectivos de uma vez por todas. Quer queiramos quer não, temos 1 mês para dar rumo ao nosso caminho desportivo. Depois, temos uma data de meses para pensar em reconstruir o resto. Pensem nisso... Abraço sentido a Todos os que lutam pelo Futsal da FDL.

João Tudela

10 comentários:

Anónimo disse...

De facto é muito triste ver ao k isto chegou. Ja me foram perguntar o que se passa com o futsal no que respeita aos resultads desportivos e ao seio emocional da equipa. Quanto aos resultados desportivos, posso afirmar que houve um aumento abismal da fasquia do ano passado, em relação aos nossos adversários, e ainda assim, nao foi apenas por isso k perdems, pois ha algo que é essencial no futebol e em klkr desporto... a estrelinha(sorte) de campeão, e essa, não nos tem seguido. Precisamos de melhorar, jogar mais entre nós de modo a criar mais ritmo e mais hábito de jogo. No que concerne ao seio interno da equipa, acho deplorável, e é com profunda tristeza que olho para este post do tudela, pelo simples facto que ele põe o dedo nas feridas. Também não falarei de ninguem em concreto, não obstante a que seja capaz de identificar algumas pessoas. Fala-se muito numa equipa fragmentada, que é tudo aquilo que o celso e o alma tentaram combater. Culpados para esta falta de respeito para com eles e para connosco?? A própria equipa. Se a equipa está fragmentada ela própria precisa de se unir. Ja passamos por fases piores desportivamente, e nunca os jogadores deixaram de respirar o futsal. Quando perdemos na final, e choramos... choramos por um bem comum, choramos por uma casa, choramos por uma familia, choramos por uma entidade, uma dimensao, uma força natural, distinta de tudo e de todos. Chorei nesse jogo, para o qual não estava convocado, como acontece na larga maioria dos jogos, e isso nunca mudou o meu sentimento pelo futsal, sentimento esse k e imutável seja kal for as circunstancias, pois faz parte agora do meu sangue, algo k eu desconhecia antes de entrar no futsal... mistica. E isto, infelizmente nem todos têm ou sabem o que significa. Outros tal como eu, têm no a dobrar, e ainda bem k assim é... Pessoas como o meu padrinho João Luz, como o Hélio, como o nosso capitão Domingol, e outros... são figuras de referencia e de inspiração para todos nos, capazes de justificar o porque de sermos uma familia, o porque de sermos nos! Este tipo de sentimento que nutro pela equipa, não foi alimentado pelo facto de não jogar ou de não ser convocado, pois tal como referi à pouco isso não acontece mtas vx, é vdd k é preferivel jgar e é preferível ser convocado, mas ao contrário do que ss possa pensar, eu não me acomodei à bancada, apenas o amor que tenho por esta equipa é de tal modo avassalador, que passa por cima dos meus interesses ou gosto pessoal. E é isso que é pedido neste post, um pouco de mais altruismo, um pouco mais de compaixao. Existe um bem comum, k e a equipa... e os seus interesses são leis para tds nos. Não quero dar lições de moral a ninguem, nem expor os requisitos que são necessarios para compreenderem o que é esta equipa. Não somos um clube, nem a holanda é apenas uma viagem k ss faz para se jgr um torneio. O intuito do meu comentário é claro, apelar a cada um k se reveja nas palavras dest post, que reveja um pouco as suas prioridades no que toca ao futsal. No que respeita aqueles que estão apenas descontentes por não jogarem, continuem a mostrar se nos treinos, como o teem feito, pois esse é o melhor caminho que nos temos para triunfar, e mostrarmos o que significa o amor por esta equipa. A unica receita para vencer, é voltarmos a ser um! Apelava também, a que houvesse maior frontalidade entre todos, pois o cinismo, nao só em nda nos dignfica, como também em nda soluciona um problema da equipa.

Deem as maos, e gritem pelo triunfo, pois já o avistamos companheiros. É hora, nobres amigos: vamos à guerra!

Ass Tacuara

Anónimo disse...

nao me vou alongar muito aqui...desde ja obrigado tudela,obrigado equipa...desculpa tudela,desculpem membros da equipa por quarta!apesar de saber q nao tive uma conduta diligente,uma coisa sei....sei q se tivesse no campo iria dar tudo o q tinha em prol da equipa,do grupo...e isso q nos tem faltado...a capacidade d suar,sacrificarmo nos e darmos tudo o q temos e nao temos...e como o tudela diz e bem...nao e uma acçao dos 12 convocados q s pede..mas sim uma acçao generalizada de todos os membros q tem nem q seja uma ligeira afinidade c a equipa...eu nao joguei na quarta e penso q foi perceptivel o quanto m magoou aquela derrota...s formos capazes de agir em unissono,como ja fomos capazes outrora,os resultados começam a surgir e o ambiente(q no fundo talvez seja o mais importante no seio duma equipa d amigos como e a nossa) melhore...mais uma vez apelo a capacidade d sacrificio d todos nos para alterarmos os rumos dos acontecimentos!!mais nao me vou alongar..abraçao a todos..
ass:quadrada

Equipa de Futsal da FDL disse...

João, acho fundamental e reivindico mesmo, que cada uma das pessoas que compõem o futsal da FDL tenha o direito de expressar a sua opinião. Críticas (preferencialmente construtivas, embora as outras também possam ter algum tipo de proveito), opiniões, etc serão sempre (pelo menos da minha parte) bem-vindas. Aliás, desde o primeiro momento que procurei passar essa ideia para vocês, concedendo total liberdade para que todos falassem caso sentissem necessidade. O facto de haver tanta gente a falar (praticamente só tenho conhecimentos das coisas que aqui vão sendo escritas,uma vez que raramente contacto convosco) poderá ser visto como um bom sinal. Há desagrado e há questionamento porque a equipa sofreu 3 derrotas consecutivas. E todas as pessoas que vibram e sentem e vivem esta equipa e o futsal estão preocupadas. É normal. O que já não é tão normal é as pessoas (algumas) não pararem 2 segundos nas suas críticas destrutivas para verificarem a realidade desta época. Quase todas estas características de que falo foram citadas pelo João Tudela: 1ª Divisão é completamente diferene da 2ª; houve pouco tempo para trabalhar antes do início da época, para além de que todas as semanas há jogo; há novos métodos e ideologias de trabalho; convocatórias condicionadas por lesões; etc. Não pretendo com isto desculpar-me pelos resultados negativos, simplesmente evidenciar para os mais cépticos que as coisas são diferentes este ano e que o risco de não-obtenção de sucesso (acho mais adequado chamar assim do que "fracasso") é maior. Como disse no treino de 6ª, eu continuo a acreditar em todos vocês. Sou o primeiro a fazê-lo. E vocês deverão ser os segundos! Continuem a trabalhar..

Finalmente, gostava apenas de esclarecer o meu comemtário relativamente ao fim do jogo com a FPCE. Achei vergonhoso porque por mais rivalidade que haja, somos seres humanos racionais e não animais e achei que poderia ter havido um comportamento diferente de ambas as partes. Aliás quando falei em vergonha não me referi exclusivamente ao Quadrada, antes pelo contrário, considero até que a claque e alguns elementos da equipa deles tiveram uma atitude bem pior. Naturalmente que quando as coisas "descambam", há que intervir - e aí sim talvez discordemos - mas no sentido de acalmar os ânimos e não de tornar as coisas ainda piores. Só isso.

Um abraço a todos.

João Segura

Ciley disse...

Pessoal!! deixemo-nos de cinismos. vamos mostrar ao João -"mister"- o que somos, uma família unida, coesa e não uma meia dúzia de gatos pingados, cujo interesse é dar uns pontapés na bola e falar mal uns dos outros quando as coisas não nos correm de feição. Já no outro dia disse a alguém que ñão reconhecia esta equipa e é verdade. nós não somos isto. não somos aquela cambada de brejeiros que se viu no final do jogo de 4ªf.Mostremos àquelas pessoas que foram ver o jogo que somos melhor que aquilo, quer ganhemos, quer percamos. Sabem que não sou do tipo de andar no blog a escrever, mas achei que esta situção merecia que eu viesse praqui dizer qualquer coisa. Leiam e releiam este post. Pensem se é mesmo este tipo de atitude que querem para esta família. As ideias do Tudela são claras. Não deixemos que isto descambe.
Abraços a todos

Ciley disse...

Só quero dizer o seguinte: Pessoal! no próximo jogo vamos ridimir a nossa imagem e mostrar às pessoas que nos vão apoiar que não somos aquela cambada de bregeiros, que até sabem dar uns pontapés numa bola, que se viu no jogo de 4ªfeira. Vamos mostrar que somos uma familia coesa capaz de ultrapassar todo o tipo de obstáculos que nos aparece à frente. O nosso logótipo diz: "ET PLURIBUS UNUM". É com este espírito com que vamos entrar em campo no próximo jogo. Não me deixem ficar mal.
Abraços a todos

Anónimo disse...

Boas pessoal! Nunca tive o hábito de escrever no blogue, embora seja um leitor assíduo do mesmo. Contudo, ao ler as palavras do Tudela, gostaria de fugir da rotina e deixar aqui algumas palavras minhas.

Concordo plenamente quando dizes que atravessamos um novo ciclo. Não há discussão possível quanto a isso. E, tal como também afirmas, um novo ciclo engloba necessariamente diferenças, diferenças essas que como equipa que somos, devemos assimilar no seio do nosso grupo e transformar em evoluções. Acredito que com o devido tempo e trabalho o João Mister e nós mesmos consigamos atingir os resultados que todos desejamos.

Agora, com essas diferenças, vai haver pessoal chateado? Como o Nabais afirmou num treino - e bem - claro que sim. Mas na minha opinião, trata-se de pessoal chateado num sentido saudável do conceito. Se há pessoal chateado, tenho a certeza que é por querer ajudar a equipa dentro do campo e não estar a ter tantas oportunidades quanto gostaria para o fazer. Recuso-me a acreditar, por um segundo que seja, que haja algum membro desta família que queira deliberadamente ver a equipa perder para obter algum tipo de vingança mesquinha fruto dos maus resultados. Até agora, fui à maior parte dos jogos e, pelo que vi, nas bancadas respira-se tanta equipa como se respira dentro do campo. Vibramos cá fora com os golos marcados da mesma maneira que sofremos com os golos sofridos.
O que há a fazer? Ir aos treinos, trabalhar mais e provar que se pode ajudar tanto dentro do campo, como se sofre pela equipa fora dele. Acho, que se ninguém falou quando o Domingos disse para se falar, foi porque todos nós estamos a remar para o mesmo lado, independentemente do que aparentemente as más-línguas gostam de fazer passar nos corredores da FDL.

Uma última palavra para os corajosos anónimos que gostam de vir mandar as suas bocas para o blogue. No seguimento do que já disse, recuso-me uma vez mais a acreditar que um único desses anónimos faça parte desta equipa. Acredito que sejam da FDL, que possam pensar que têm conhecimento de causa para nos deitar abaixo e que possam até pensar que têm razão. O que podemos nós fazer? Caros amigos, deixem-nos falar.
Se continuarmos a trabalhar com o espírito que sempre tivemos e a garra que sempre demonstrámos, de certeza que os resultados vão surgir.
Não vamos deixar que um ou dois corajosos atrás do teclado venham desestabilizar o grupo e, acima de tudo, não vamos pensar que existem membros dentro da própria equipa a querer minar o nosso espírito, o nosso grupo. Isso, volto a reiterar, recuso-me a acreditar.

Espero vê-los a todos no treino desta quarta, a trabalhar para limparmos o próximo adversário do campeonato, seja ele quem for, com a união e espírito que sempre nos caracterizou!

Abraço a todos,
Palhas

eskilo disse...

Não é este o rumo,não é esta a nossa mística,não é assim que somos família,não é assim que vamos fazer uma época conseguida,não foi este o legado deixado pela velha guarda,não é isto a nossa equipa,não é este o nosso futebol,não é isto que queremos,não estamos a ser nós...vamos acodar meus senhores,enquanto é tempo!

Quando se perde,é normal que apareçam os profetas do infortúnio,os mal-dizeres e aqueles que se arvoram em mentores da intriga,e do insucesso alheio.Ou porque estão zangados com o mundo,ou simplesmente porque sim.É triste,mas é a realidade,e cabe-nos a nós dar a volta por cima.Mostrar que somos superiores,que somos homens,que somos aquilo que nos foi incutido pelas gerções de outrora,que somos nós!

Penso que temos de estar tranquilos.O alarme fez-se ouvir numa altura fulcral,e temos de agir do tamanha que a responsabilidade de vestir esta camisola acarreta.Estamos sob pressão?sim(um mau resultado na quarta-feira encetará o princípio do fim),estamos numa fase delicada?sim.Mas não há melhor altura para dar a volta por cima,que esta.Vamos mostrar que somos confiantes face às deficuldades,vamos mostrar que estamos vivos,e bem vivos!

Nunca se esqueçam do privilégio que é pertencer a esta família...

Nunca eu,tu ou ele...sempre NÓS!

Anónimo disse...

Aproveito este post do tudela para tambem eu poder escrever muito do que ja disse.
Tenho de concordar em tudo com o que o tudela aqui deixou escrito a nao ser no facto de os comentarios postados em anonimos serem de membros da equipa, como todos se lembram todos os anos temos gente que nao gosta de nos a escrever neste blog e ja foram ditas coisas muito mais graves(nomeadamente sobre o carlao se bem se lembram).
Acho que as pessoas com que estou todos os dias na faculdade e as quartas e sextas no treino nao sao falsas nem cobardes para virem escrever aqui o que nao dizem. Deixo apenas mais algumas notas mas de indole pessoal. Como sabem eu nao tenho treinado, quero deixar bem claro que é apenas por motivos fisicos. Sei que da minha parte este ano nao tive no inicio do ano a atitude correcta que sempre foi a minha imagem de marca, tive ja oportunidade de pedir pessoalmente desculpa ao treinador e apresento aqui agora o meu pedido de desculpa a todos os elementos da equipa, sabem que eu amo esta equipa acima de quase tudo nos bons e maus momentos e o facto de alguem por a hipotese de pensar que estou contra ela magoa me muito. Acho que chega de toda esta intriga pegada vamos continuar a ser o que somos amigos e unidos, se alguem quer escrever em anonimo e so nos vai afectar se deixarmos. Eu estou a 100% com a equipa e a 200% com o Joao(treinador) infelizmente pelas minhas atitudes tive de lhe o dizer para que ele o conseguisse sentir. Apartir de agora nao ha desculpas nem ha touradas...como diria o Quadrada "Vamos arrebentalos a todos"

Abraçao
João Luz

EddieJay disse...

Como é pessoal???´É preciso ir buscar Pauleta, Celso, Alma, Marco, Karel, Alves, Zés, Monteiro, etc... para vocês deixarem de ser meninas?
Deixem crescer tomates e comportem-se como gente.
Sou do tempo em que o treinador era soberano, ouvia e discutia a táctica com titulares e suplentes mas a última palavra era dele (doesse a quem doesse). O capitão e os subcapitães eram importantes e olhados com o respeito que a experiência na equipa trazia.
Queixe-se quem acha que deve mas faça-o na frente de todos.
Quanto aos incidentes no fim dos jogos, não se preocupem pois quem foi treinado pelo Marcovic sabe o que isso é.
Por isso cresçam e adoptem a mística da equipa de futsal da FDL que nos custou tanto a criar.
Antes de colegas de faculdade e de equipa somos amigos e isso é que deve prevalecer.
Aos que são do meu tempo, metam essa gente na ordem.
UNIDOS VENCEREMOS.
Ass: Eddie

Daniel Trigo disse...

Boa noite macacos!

eu sei que nestas questões a bem dizer já não sou dito nem achado(não faço ideia do que se passa e nem quero saber promenores pois foi minha vontade sair da equipa e com isso deixar de ter a honra de saber por dentro que se passa no monte), porém tenho de me insurgir quando leio coisas destas.

Para não me alongar muito, vou apenas dizer que no ano em que lá estive havia em todo o momento e em todas as vozes a "Mistica". A mim esta mistica foi-me incutida por homens como Pauleta, Alves, Karel, Alma, Domingol, Areias, Carlão, Ratão, etc. homens que chegaram lá antes de mim, alguns apenas um ano, mas já sabiam o que era necessário para ser parte desta familia. Por isso, quando leio que há pessoas a esconderem-se atraz de anonimátos para consporcar esta equipa não me deixa só zangado ou revoltado como também me deixa acima de tudo muito triste.

Uma coisa todos devem saber: Fazer parte desta equipa é uma honra! E um treinador novo,(que ainda não tive o prazer de conhecer)quer dizer que temos um novo irmão, que temos que acima de tudo respeitar, não só como pessoa mas também como decisor! Falem mal dele nas costas e depois abracem-no nas vitórias para ver como se sentem! Talvez falsos,não???

Por fim quero só apelar ao bom senso de todos: Em nome da equipa não façam o que não é para ajudar, pois contra a equipa já temos os muitos adversários.

Forte abraço.

Daniel Trigo
(aka O guarda-redes anão)