sábado, 29 de novembro de 2008

Encarando 2008/2009

Este post marca o regresso à actividade do blog da nossa equipa. Que todos contribuam para a continuidade e dinâmica do mesmo.

Esta época marca como já referi anteriormente, a década do Futsal FDL. De há nove temporadas para cá que jogadores, treinadores e apoiantes se esforçam para conseguir pôr a Equipa de Futsal da Faculdade de Direito de Lisboa na 1ª Divisão do C.U.L (para consultar as prestações passadas, vão a "Histórico da Equipa" na barra lateral). Foram anos de uma abordagem errada, na minha opinião. Passo a explicar:

Acho que a pressão de termos que subir a 1ª Divisão já nos afectou o suficiente. Desde que entrei para esta equipa que ouço conversas sobre a subida de divisão todos os treinos. Acho que pensamos demasiado nisso. Sim, estou-me a incluir. Seja por azar, por culpa própria ou por outros factores, a verdade é que nós estamos na 2ª Divisão, logo é dessa que temos que falar, e nessa que temos que nos concentrar.
Na época passada estivemos divididos no que toca ao objectivo da temporada. Uns defendiam que o objectivo tinha que ser criar a união e o espírito de grupo, outros defendiam objectivos desportivos. No final, alcançámos o primeiro objectivo e ficámos a beira do segundo. Acho que esta época temos que nos direccionar para os objectivos desportivos, contudo há que ter em conta alguns factores.

O nosso objectivo não pode ser "a subida". Foi um erro das duas últimas épocas, pensar "só" na promoção. A promoção tem que ser encarada como uma consequência do nosso desempenho ao longo da época. Fazendo uma analogia, se estudarmos para ter 10 numa oral, o mais provável é chumbarmos. Se estudarmos para ter 12, o mais possível é termos 10 ou 11, ou seja, temos que apontar sempre ao máximo para termos margem de erro.
Sendo assim, a ideia que eu gostava de passar para a equipa é que este ano o nosso objectivo só pode ser um: Vencer a 2ª Divisão. Já chega de pensarmos na 1ª Divisão, nunca jogámos lá logo tem que estar fora das nossas cogitações. Para 2008/2009 o nosso objectivo tem que ser sermos campeões da 2ª Divisão do CUL. Já provámos no passado que temos qualidade para vencer equipas da 1ª Divisão, mas ainda não provámos que somos os melhores da 2ª e deviamos ter pensado nisso antes de tudo. Não queremos ser um "Tomba-Gigantes", queremos sim ser um Gigante!

Digo isto porque em 9 anos de existência o Futsal FDL nunca conquistou nada. Nem um título para amostra. O mais próximo que se esteve disso foi na época passada em que atingimos a Final do TUL mas perdemos. Uma equipa da nossa inegável qualidade tem que ambicionar levantar troféus, ganhar currículo, não se contentar nunca com o 2º lugar.
Refiro-me ao CUL e ao TUL - na Taça ADESL como é óbvio somos outsiders - mas principalmente ao CUL que é a competição mais importante em que estamos inseridos. Se atingirmos a Final do CUL e perdermos, ficamos todos tristes e chateados porque falhámos o objectivo mas tendo em conta a mudança de formato da competição (adiante explicarei melhor) a consequência dessa final perdida será - vejam só! - a subida de divisão!
Se atingirmos a Meia-Final, temos que entrar em campo a pensar "É só mais um jogo", pois o jogo desejado tem que ser o último, aquele em que só as duas melhores equipas terão o privilégio de disputar! Sendo assim temos que - e usando um cliché - pensar "jogo a jogo" pois se queremos ser campeões, temos que conseguir ganhar a todas as equipas e pouco importa se nos apuramos em 1º ou em 2º, se é por 10-0 ou por 1-0 com um golo com a mão. Um jogo tem que ser preparado, jogado, ganho e arrumado na gaveta.

Se só ganharmos 1-0 a uma equipa de coxos que jogou com menos um o jogo todo, não quero ver arautos da desgraça a dizer "se contra estes só ganhámos 1-0, o que será contra uns melhores". Toco neste assunto porque após a vitória por 3-0 no Jogo Particular de Quarta-Feira passada contra Ciências ouvi jogadores apreensivos. Não pode ser! Os erros estão a ser corrigidos treino a treino, por nós e pelos treinadores. Temos que confiar uns nos outros e retirar o positivo de cada questão. A verdade é que Ciências é uma equipa que tal como nós ambiciona vencer a 2ª Divisão e nós vencemos 3-0. Particular ou não, a bem ou a mal, foi um jogo e nós vencemos. Isso é que importa.

Não é à toa que o nosso grito é "O que é que o Futsal quer? Ganhar, Ganhar, Ganhar!" e não é "O que é que o Futsal quer? Subir de Divisão!".
Ganhar pressupõe tudo isso, pressupõe no fim do ano termos os nossos treinadores com um troféu nas mãos, porque eles têm muito mais anos de equipa que qualquer um de nós, e merecem-no mais que todos nós.
Se é para actuar, é para actuar!! Vamos à Guerra, que ela não espera por nós para começar!!


PS - O post com o sorteio e explicação do formato da nossa Divisão está já a ser preparado.

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente artigo tudela..e assim desde logo te dou os maiores parabens pelo mesmo...reportando me a substancia do artigo,nem sera necessario alongar me muito muito...temos optimos valores individuais q constituirao uma grande equipa como de resto aconteceu o ano passado..na minha perspectiva e encarando as coisas o mais verdadeiramente possivel...nao vi melhor equipa que nos ainda em kk k seja a competiçao que entramos o ano passado..estou na equipa ha pouco mais de um ano e tenho plena consciencia do nosso valor tanto individual como colectivo...para quem vai ler este comentario..um reparo a fazer da minha parte e q seja util para todos reflectirmos..a ano passado acabamos a epoca como um GRUPO coeso..este ano vejo certas fissuras q necessitam de ser reparadas..mais uma vez nao e nada concreto e cabal..mas sim uma humilde opiniao de alguem q adora a mistica k aquele grupo acarreta..por ultimo..pegando nas palavras do meu amigo tudela..temos e vamos ganhar os jogos todos q nos surjam..seja q equipa for..pensamento e alma de campeoes com humildade suficiente para sabermos k so ganharemos se nos empenharmos a fundo em cada momento..em cada jogo...em cada competiçao!!!este ano e nosso!!abraçao para todos:P

Anónimo disse...

Faz todo o sentido quando o Tudela afirma que não devemos estar obcecados pela subida de divisão,contudo essa é uma realidade que coabita dentro de nós.É sabido que existem dois tipos de discurso,um para o balneário e outro para o exterior,e perante isso temos de encarar os treinos e jogos com toda a responsabilidade que acarreta a nossa equipa!Acredito que JUNTOS venceremos!

Anónimo disse...

Primeiro que tudo, fico contente que se volte a escrever neste espaço que pertence ao futsal.

Concordo globalmente com o que é dito no post.

Nós jogamos sempre para ganhar em qlq competição e como tal, antes e principalmente durante cada jogo só podemos ter esse pensamento.

Temos que ter noção que temos 10 jogos para vencer no CUL e que se na 3ª feira cada um der o seu máximo e formos uma equipa, aí por volta das 22.45h já serão 9.

Na 3ª feira ainda teremos tempo para falar sobre algumas destas (e outras) questões.

Abração!

Anónimo disse...

Antes de mais gostava de deixar uma palavra de agradecimento ao Tudela pela "ressurreição" deste espaço que apesar de ser da equipa, é sem dúvida ele o grande potenciador da sua utilização.

Cá estamos nós!! à beira de mais um início de campeonato, à procura de uma ligeira alteração no nosso discurso, à procura de encontrar qualquer coisa, algo que possamos mudar, para que a nossa sorte tb ela se altere!!

Sinceramente não sei bem que mais pudemos alterar, de pois "daquilo" que se passou no ano passado o que eu gostava de pedir, lembrando um post qe fiz há cerca de um ano chamado "lobos ou cordeiros" era que a atitude e a vontade de vencer não se perdesse, que essa atitude e vontade fiquem espelhadas não só nos jgos mas tb nos treinos e em tudo o que é inerente à equipa... 3f recomeça a nossa guerra, preparados ou não temos de a enfrentar e só com muita união é que a poderemos vencer!

Espero que este espaço ganhe, a cada dia que passa mais vida, passa por nós fazer disto um espaço + dinâmico e atractivo... Precisamos de "recomeçar a recriar" o NOSSO espirito da Holanda!

Abraço a todos

Anónimo disse...

Venho por este meio manifestar a minha alegria pelo reaparecimento da actividade no nosso blog, e mando desde já um grande abraço ao Tudela tanto por este feito, como pelo fantástico post que escreveu.

Espero que aproveitem o texto para reaparecerem por este nosso espaço e também, para se envolverem cada vez mais neste nosso espirito de união e ambição.
Como todos sabem, vou partir em breve e nada me deixará mais feliz enquanto ausente -fisicamente- que saber que estamos a reconquistar a mistica aliada à vontade de vencer! Um grande abraço a todos...

Anónimo disse...

Tudela, sou mais um a agradecer-te o "ressuscitares" (se é que podemos falar nesse termo, porque para mim, no fundo, no fundo, sempre soube que nunca deixarias "morrer" este, perdão, o nosso blogue - que é mais teu do que de qualquer outro de nós, mas que todos sabemos que fazes isto para nós todos, e não apenas para ti) este nosso espaço, pois, verdade seja dita, o verdadeiro "nº 10" deste blogue és mesmo tu. Nº 10, nº 7, nº 9, nº 6, etc, etc...
Por segundo, tenho que dar-te parabéns por mais um discurso em que tenho de subscrever inteiramente o que dizes. Chega de pressão pessoal. Eu falo por mim principalmente que, se calhar o ano passado, não dei o meu melhor contributo à equipa como quis, talvez um pouco por causa disso mesmo. Acho que já chega de porem esse "peso" nos ombros da equipa... É como tu dizes, o Futsal FDL existe há quase 10 anos, e nunca ganhou um título digno desse nome para mostra, nem sequer para amostra. Ficou-se sempre pelo quase... Ora bem, não são vocês, nem ninguém que tem de ter a "responsabilidade" de assumir esse compromisso. O compromisso que deve ser assumido, mais uma vez, é fazer com que nos divirtamos já que, ao contrário dos jogadores profissionais, nós corremos, treinamos, caímos ao chão, vamos à luta, chamamos nomes aos cabrões que nos aparecem à frente, etc, etc, não por dinheiro ou "profissionalismo", mas porque gostamos realmente daquilo que fazemos, que é jogarmos à bola e sujarmos a camisola, tudo porque temos verdadeiramente amor à camisola. Pois bem, que essa "diversão" se mantenha, que em cada treino e em cada jogo (que é no fundo, apenas um reflexo ou um "exame", como o Tudela disse, dos treinos que nós fazemos) nos consigamos divertir e desfrutar do prazer de jogar e estar uns com os outros. Se conseguirmos isso, tenho a certeza que ninguém nos bate. Nem sequer um Benfica ou Sporting. Divirtam-se pessoal... É só isso que vos peço... E, depois, em cada jogo, é conseguirmos divertirmo-nos e... O QUE É QUE NÓS QUEREMOS...?!

Está tudo dito... Isso basta-nos.

Um grande abraço a todos.