sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Entrevista da Semana - Quadrada

Nesta "Entrevista da Semana" fica o testemunho de mais um "caloiro". Vi-o jogar pela primeira vez nuns jogos do Torneio Interno de Futsal da FDL o ano passado, e logo lhe falei do Futsal FDL. Prometeu que entraria para a equipa esta época e cumpriu. Concilia os nossos treinos com os da equipa de Futebol federado onde joga, o que mostra desde logo que além de talento tem uma enorme "fome de bola". Há quem o chame de "individualista", há quem diga que arrisca demasiado a finta "lá atrás". Uns chamam a essa atitude de insolência, eu prefiro chamar-lhe arte. Na minha opinião, uma das grandes promessas da equipa...Márcio, ou como ele gosta que lhe chamem: "Quadrada"!

- Futsal FDL (F): Quadrada, és caloiro no Futsal FDL e como tal é normal que ainda não estejas completamente integrado e familiarizado com a realidade da equipa. Ainda assim, que análise fases à equipa na vertente técnica e na união do grupo?
- Quadrada (Q): Bom, relativamente a vertente técnica penso que indubitavelmente temos valor para subir de divisão; temos claramente uma equipa com jogadores de grande qualidade e mais importante que isso com enorme ambição, ambição essa espelhada logo nos primeiros treinos em que participei .Contudo, essa ambição desmesurada à qual forçosamente advinha a união de grupo, creio que se desvaneceu um pouco por descuido de muitos elementos da equipa que por descuidos e impossiblidades de várias ordens se “baldaram” indiscriminadamente aos treinos nestes dois ultimos meses...aqui fica a crítica para futura reflexão...

- F: Jogas Futebol federado mas sei que já praticaste também Futsal. Queres partilhar connosco o teu percurso desportivo desde miúdo?
- Q: Pergunta que me obriga a ir ao baú de recordações... Iniciei o meu percurso na segunda divisão no clube do meu bairro quando era iniciado de primeiro ano onde tive duas épocas. Findas essas duas épocas, o Atlético de Odivelas, potência do Futsal "alfacinha" nas camadas jovens foi-me buscar onde joguei três anos, sendo que no segundo ano - ano que me marcou - fui capitão e fui convocado à selecção, onde estive três semanas em competição num dos momentos que mais me orgulho até agora. Daqui saltamos para o meu terceiro ano no clube, ano fatídico para mim pois à sexta jornada contraí uma lesão grave no joelho que me impossibilitou de jogar durante três anos, ou seja, até ao presente ano.

- F: Todos conhecemos os teus atributos como jogador. És tecnicista, tens um óptimo remate e nunca desistes de um lance. Mas gostava de saber mais sobre a tua visão do futsal. Qual é o teu modelo de jogo favorito, e em que posição é que achas que poderias servir melhor a equipa?
- Q: Pelo que percebi utilizamos um modelo de jogo onde defendemos na "linha 1" ou seja, numa linha defensiva o mais recuada possível, o que me parece uma boa solução se os mecanismos defensivos estiverem bem incutidos nas cabeças dos jogadores. Contudo, este sistema, se colocado perante uma equipa composta por jogadores que tenham uma boa "longa distância", ou seja, tenham um bom remate mesmo que colocados longe da nossa baliza pode-nos provocar bastantes problemas. Apesar de todos os modelos terem as suas lacunas e este que utilizamos seja bom, eu prefiro jogar em "quatro zero" a defender na linha cinco,ou seja, a “cair em cima deles” logo perto da área adversária, fazendo com que a equipa não tenha espaço nem tempo para construir, e posso te explicar esta opção mais detalhadamente: Tal como nós as equipas adversárias nao terão certamente muitos treinos para acertar mecanismos e com certeza não saberão sair de pressão convenientemente, sendo que penso que poderíamos aproveitar esse mesmo facto nos jogos mais decisivos, "sufocando-os" à partida.
Agora este mecanismo requer boa condição física dos nossos jogadores, e a julgar pela comparência aos treinos, não acredito muito que esta boa forma física seja uma realidade que se observe na nossa equipa. Quanto à minha posição, eu adoro jogar a fixo, mas na realidade desdobro-me bem em qualquer posição, excepto a guarda-redes claro (risos)!

- F: Ainda só jogaste um jogo esta época, contra Belas Artes (vitória por 3-1), mas deixaste desde logo a tua marca com um grande golo. Quais são os teus objectivos individuais a curto e a longo prazo?
- Q: Desejo o mesmo que tu certamente, isto é, desejo atingir a titularidade apesar de não poder treinar às sextas e ajudar o grupo a ganhar todos os jogos pois temos recursos humanos para tal. Quando me falas em longo prazo presumo que te estejas a referir aos anos vindouros... Relativamente aos anos que virão espero permanecer na equipa e juntamente contigo e com os restantes intervenientes da nossa equipa, sejam os jogadores ou treinadores conquistarmos “coisas engraçadas”. Acho sinceramente que ainda vamos atingir grandes prestações!

- F: Quem foram os elementos da equipa que mais te ajudaram na tua integração, e quais destacas mais como jogadores?
- Q: Reportando-me aos jogadores que já pertenciam à equipa, tu (Tudela) foste claramente o que mais se evidenciou na integração naquele grupo... também o Ciley e o João Luz, entre outros mas guardo para ti um papel de destaque relativamente a esta questão! De referir também o contributo dos "misters" Celso e Alma que são uns “porreiraços”. Agora na vertente de destaque a nível individual de jogadores - o que é tarefa complicada porque há muitos bons jogadores na equipa - enalteço-te a ti, o Tomás, Pauleta, Domingos, André e o também caloiro “Eskilo” que ainda se vai mostrar bastante útil.

- F: Tens treinos 4 vezes por semana no clube onde jogas e por isso só podes treinar connosco à quarta-feira. Como consegues aguentar fisicamente tanto esforço, e onde arranjas motivação para vires treinar, às vezes só com mais 4 ou 5 pessoas todas as quartas-feiras, quando podias estar a recuperar para os últimos treinos da semana da tua equipa?
- Q: Bom, esta questão é de resposta simples! Respondo-te com a minha “fome” de bola....podia ter crescido numa favela no Rio de Janeiro para ter desculpa para passar o dia inteiro a jogar futebol!! (risos)

- F: Estamos a chegar a Março. Os últimos 3 meses da época vão ser repletos de jogos em várias competições. Tens alguma ideia de como vais conseguir conciliar tantos treinos e tantos jogos de duas equipas?
- Q: Tenho ideia sim, pois nem que seja preciso faltar a algum treino no meu clube - com uma conversa prévia com o meu "mister" claro -, se sentir que a equipa necessita de mim, estou disponível para me sacrificar a nível fisico em prol da equipa, ou seja, quando o calendário estiver definido, dê por onde der, terei de arranjar forma de conciliar estudo e futebol seja no meu clube seja na nossa equipa de Futsal! Uma coisa é certa, com vontade e dedicação tudo se consegue e esta situação não será excepção...é uma promessa!

Directo e incisivo, tal como no campo, "Quadrada" fez esta "Entrevista da Semana" bastante interessante. Quarta-Feira, já com as orais terminadas, teremos em princípio o "primeiro" treino digno desse nome de 2008. Muito terá que ser trabalhado, pois dia 4 e consequentemente o jogo contra Agronomia aproxima-se! Até lá, Abraço a Todos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande, na introdução deste texto está um pouco do que acho sobre ti. Já te disse imensas vezes que acho que vais ser decisivo este ano, e ainda mais nos próximos.

Quem me conhece em campo sabe que na maioria das vezes que as coisas não correm bem à equipa durante o jogo,eu chamo a mim muita da responsabilidade de tentar virar os acontecimentos e tento (às vezes até demais) fazer as coisas todas sozinhos. É um pouco daquela ideia errada do "se queres algo bem feito, fa-lo tu mesmo".

Isto para levar à confiança que tenho em ti, já que mesmo com essa minha personalidade, mesmo lesionado estou descansado, pois sei que quando as coisas não correrem bem, estão la jogadores como TU para resolver a questão! Grande abraço

Anónimo disse...

jovem márcio,desde a maratona de futsal da fdl que começamos a contruir dourado percurso batalhador...és mais um grande jogador desta jovem equipa,e seras fundamental em conquistas vindouras,pelo que jogas e fazes jogar!

sentido abraço para todo o grupo

Anónimo disse...

Sem duvida uma grande mais-valia para a equipa, capaz de motivar os companheiros não só com as suas palavras mas também com a maneira impetuosa e guerreira que tem a jogar. um grande abraço para tds e espero k continues em grande ;)