sábado, 24 de novembro de 2007

EURO 2007 - Meias Finais




Ricardinho, o Mágico





Foi por tão pouco. Já passou um dia, mas ainda agora quando penso nisso sinto um vazio enorme e um aperto na garganta por ver que o sonho terminou de forma tão...injusta.

Fizemos uma exibição memorável, demos espetáculo, fomos ao Céu, e nos últimos minutos, ao Inferno. A Espanha venceu na lotaria das grandes penalidades e nós temos que nos contentar com uma amarga vitória moral.

A Itália (ou Brasil B, é incrivel como são TODOS brasileiros) por sua vez, teve a sorte que nos faltou e venceu a Rússia por 2-0. Espanha - Itália, a final que tantos desejavam, mas que certamente, Eu não!





Espanha 2(4)-2(3) Portugal




3800 pessoas num pavilhão e muitos milhões fora dele vibraram e sofreram com este jogo. A uma primeira parte que foi uma "Ode à Táctica" seguiu-se uma segunda parte que nem eu, já mais de um dia depois, não consigo descrever, de tão intensa e bela que foi.


Portugal entrou em campo com João Benedito, Pedro Costa, Arnaldo Pereira, Marcelinho e Ricardinho.



A Espanha entrou com Luís Amado, Kike, Álvaro, Andreu e Marcelo. Ainda participaram neste "jogão" Cristiano (considero que também participou..ele esteve também lá, a dar força nos momentos decisivos), Gonçalo, Ivan, Zé Maria, Formiga, Joel e Leitão. Do lado castelhano participaram Torrás, Ortiz, Eseverri, Javi Rodríguez, Borja, Daniel e Cristian.




Na 1ª parte viram-se várias oportunidades e lances bonitos. Benedito defendeu vários remates de longe, de Kike, Torrás, etc, enquanto que Arnaldo ou Joel por exemplo tentavam a todo o custo bater Amado, que por mérito próprio ou com a ajuda dos postes (e que ajuda) foi vendo o perigo passar.




No 2º tempo viram-se os Golos, os tão desejados golos, e nós até fizemos os primeiros 2. Como aquele golo feito com tanta subtileza me fez sonhar Gonçalo... E depois... Fez-se Magia. Pedro Costa fez um passe magistral e Ricardinho, "o Mágico" fez o meu coração falhar um batimento com aquele pontapé de bicicleta que quase (terá sido apenas quase?) levou um pavilhão às lágrimas!




Depois, o inevitável 5 para 4, com Kike como Guarda-Redes avançado. O sufoco final que não soubemos aguentar, Daniel e Andreu lançaram um balde..ou melhor, um "tsunami" de água gelada para cima de todos os Portugueses (inclusivé eu confesso) que já se imaginavam na Final.




Na lotaria dos penaltys, pus-me por trás do meu sofá, ajoelhado, tal como nos Portugal - Inglaterra no futebol, e tremia por todo o lado. Apetecia-me gritar os nomes de Benedito, Ricardinho, Joel, Marcelinho e Leitão, e apupar os espanhóis, sobretudo Luís Amado, guarda-redes que de facto admiro. A casa estava cheia de gente, mas na minha cabeça só havia silêncio, e cada penalty falhado por nós ou convertido por Espanha até ao poste confirmar o nosso afastamento era uma punhalada no meu coração. Seguiram-se as lágrimas, o pensamento de "caímos com dignidade" e depois a tentativa de voltar atrás no tempo, e fazer com que aquele 2-0 se mantivesse até final...




Perdemos, e amanhã jogamos contra a Rússia e não contra a Itália como queria, mas senti-me orgulhoso de ter apoiado esta Equipa desde o 1º dia, de nunca ter deixado de acreditar. Mais que isso, e apesar de termos perdido, sinto-me orgulhoso por aqueles magníficos jogadores nunca terem desistido do seu sonho que também era o meu. Obrigado, só tenho a agradecer todo o vosso esforço. Agora, vamos tentar o Bronze, temos capacidade, temos qualidade, temos tudo, vamos lá Portugal!




Itália 2-0 Rússia




Toda a descrição é desnecessária e supérflua após ter descrito (e ao contrário de nos posts anteriores, ter revelado o que senti) a "nossa" meia-final. Fica apenas para a história que a Itália chega à final com apenas 1 golo sofrido em 4 jogos, e que aproveitaram com frieza os erros e as perdidas russas para se colocarem no jogo com o qual as 8 selecções sonharam.


Os golos do jogo foram apontados por Grana e Fabiano aos 3 e aos 31 minutos respectivamente. Domingo, lá estarão, para defrontar a Espanha, e tentar vencer o 2º Europeu da sua história. Repetir a façanha de 2003 é o objectivo destes 14 jogadores.




Melhores Marcadores


1º Pedrag Rajic - Sérvia - 5 golos

2º Ricardinho - Portugal - 4 golos

3º Cirillo - Rússia - 4 golos

4º Marcelo - Espanha - 3 golos




3º e 4º Lugares

Portugal - Rússia




Final
Espanha - Itália
João Vaz Tudela

1 comentário:

Anónimo disse...

é assim!é ja um "habitue" fazermos o nosso funeral na praia!Injusto mas parece ser esta a nossa sina!contudo um dia sei que la chegaremos,pois somos grandes!grande coment tudela...abraço