terça-feira, 25 de setembro de 2007

Lobos ou cordeiros?

Terminada a carreira, brilhante a meu ver, dos Lobos portugueses no campeonato do mundo de rubgy, achei que devia escrever algo sobre aquele conjunto de jogadores que para mim formam uma verdadeira equipa, e aquilo que eu, enquanto jogador e um dos capitães, gostava que nós conseguíssemos ser...
Independentemente de toda a realidade que envolve a selecção nacional de rubgy, desde logo o facto de todos os jogadores serem amadores, a mensagem mais importante que aquela equipa deixou patente nos campos por onde jogou foi, não interessa contra quem vamos jogar, ou por quanto vamos perder, por vezes na vida temos de ser capazes de entrar em batalhas que já sabemos que vamos perder, mas que, ainda assim não podemos deixar de as travar porque são essas guerras "perdidas" que no futuro nos vão elevar a outro patamar, e quem sabe guiar-nos a outra vitórias.

Apesar das derrotas sofridas nos quatro jogos realizados, Os Lobos marcaram sem dúvida o mundo do rugby e do desporto em geral, a sua atitude em campo e fora dele, chocou e incomodou muita gente. Dotados de uma capacidade de combate, concentração e inteligência em lidar com o adversário incríveis, a nossa selecção provou que é no campo que se ganha, que o trabalho compensa e que todo o esforço e dedicação empreendido por eles nesta causa, dá frutos! E o que é facto é que, equilibrámos em muitas ocasiões jogos com equipas que vivem num outro mundo, com uma discrepância gigante para as mais pequenas, e em alguns casos até entre as maiores como é o caso da selecção da Nova Zelândia e mesmo assim nós tivémos lá, lutámos, jogámos gozámos aquele momento e honrámos a nossa camisola, provámos que é possível concretizar os nossos sonhos, provámos que vale a pena acreditar, ficou provado ao longo deste mês que "crer" é poder!

Era esta a mensagem que eu gostava de deixar à equipa, fazer ver que, acreditar é muito mais do que dizer "eu acredito", acreditar é sentir, é querer do fundo do coração, é saber que vou conseguir independentemente de tudo o resto...
Temos na nossa equipa bons exemplos de dedicação, sem querer esquecer ninguém, não posso deixar de referir o Hélio, que todas as quartas e sextas feiras vinha de transportes desde Setúbal para treinar, algumas vezes apenas com 3 ou 4 colegas, sem no entanto deixar de meter todo o seu empenho e dedicação naquilo que fazia, tal como o João Tudela que não faltou a nenhum treino durante todo o ano, e que apesar do seu mau temperamento, nunca o vi a ter uma atitude contra o bem da equipa, e todos sabemos o contributo decisivo que ele teve ao longo da época. Dei estes dois exemplos, mas toda a equipa é um exemplo por si, desde logo pela amizade que se esforçam por manter e implementar, antes mesmo de qualquer esquema táctico ou plano de treino, vocês são realmente um exemplo e espero que este ano não o deixem de ser, dentro e fora de campo.

Eu tenho orgulho em pertencer a este grupo, gostava que também nós, metessemos cá para fora um bocado do Lobo que vai dentro de cada um de nós e que a cada dia que passa continuemos a trabalhar com o mesmo rigor e intenção que o primeiro, para que possamos no fim dar rendimento a todo o potencial que a equipa tem, porque as vitórias e o trabalho de uma equipa está nisso, no rendimento máximo que conseguimos tirar das nossas capacidades, e felizmente capacidade e potencial é coisa que não falta entre nós.
A todos os que transitaram do ano passado para este, não desistam, não deixem de existir só porque vos apareceu uma contrariedade, seja essa um trabalho ou um jogador concorrente para o lugar, mais forte que vocês, se fazem parte da equipa é porque quem a comanda precisa de vocês, há pessoas que acreditam e confiam em vocês não os deixam ficar mal.

Será que cada um de nós está disposto a conehcer o significado da palavra entrega? Ou esta analogia com a selecção nacional de rugby é totalmente disparatada e aquilo não passa dum grupo de amigos que quer dar uns toques e fazer uns jantares?
A todos um abraço.

Tomás

7 comentários:

Anónimo disse...

O João Luz diz que refilo com árbitros, o Tomás diz que tenho "mau temperamento". Sei que a minha atitude para com os outros por vezes nao é a melhor, e prometo tentar e acreditar que posso corrigir essa falha!
Quanto ao post, espero realmente que quem o leia consiga retirar a moral deste paralelismo, e que consigamos realmente provar não só aos outros mas antes de mais a nós próprios, que conseguimos realmente ser "Lobos"!
Conto com todos vocês, os que já estavam e os que vão chegar, para lutarmos, todos os treinos e jogos para sermos mais fortes, mais inteligentes, termos mais capacidade de sacrificio, tudo o que nos ajude a sermos melhores jogadores, melhores homens, melhores companheiros! Abraço a todos!

Anónimo disse...

Grande post Tomás, sim senhor. Bom, qualidade já provaram que têm, e quem esteve atento à época passada sabe disso, agora resta organizarem todos esse valor e dedicação e dar o litro novamente para conseguirem alcançar todos os objectivos. A nível da vossa formação, considero o Tomás e o Tudela os maestros da equipa, não querendo menosprezar os restante membros evidentemente, mas ambos são indiscutivelmente, a base da equipa e digo isto sem qualquer vinculo pessoal. Aos mais sépticos é só assistir a um jogo e está tudo dito. Boas jogatanas,

Anónimo disse...

Este post tá mto bom mesmo!! só vi 2 jogos da vossa equipa no ano passado, mas gostei mto do que vi. Tomás mostraste mais uma vez a tua classe desta vez fora do campo, tens SANGUE DE LOBO.
Este ano vão alcancar o vossos objectivos de certeza parabéns a todos

Anónimo disse...

Somos Lobos! e este ano vamos conseguir vencer tudo...ninguem nos pára! O nucleo ta feito os reforços tão a chegar...somos um grupo de amigos uqe faz uns jantares mas também somos uma equipa de futsal de 1!

parabens tomás es um dos "lobos" da frente!

Anónimo disse...

Todos nós, de uma maneira ou de outra, fazemos alguns sacrifícios para nos dedicarmos ao futsal. É, sem dúvida, uma atitude que por si só é de elogiar.
No entanto, cada um de nós terá de dar ainda mais de si mesmo, pois não nos devemos acomodar a essa ideia para termos as consciências tranquilas e o sentimento de dever cumprido mesmo quando as coisas não correm bem.
Esse sacrifício terá também que passar para dentro do campo, quer nos treinos quer nos jogos. E podemos constatar isso na selecção de râguebi que o Tomás escolheu (e muito bem) como exemplo no seu excelente texto: amadores que sacrificavam a sua vida profissional e familiar para poderem treinar, mas que não se ficaram por aí: passaram-no para o campo! Venceram!
E, ao fim ao cabo, não é vencer que todos nós também queremos ?

ps: nunca mais começam os treinos!

Grande abraço para todos.

Anónimo disse...

Caro tomás em primeiro lugar quero dar-te os parabens pelo excelente texto! Em,segundo, dizer-te que és das pessoas que mais gozo tnh em ver em campo pk estás sempre disposto a dar tudo o que tens, e se for preciso o que n tens,tal como os nossos lobos! Espero que esta época todos nós sejamos lobos dentro de campo, quer nos treinos quer nos jogos, e que fora dele sejamos um grupo de amigos mto unido e coeso pois só a qualidade técnica não nos traz vitórias! Grande abraço

Anónimo disse...

Bem, vou recorrer a parte de uma frase do Alma pa dizer o seguinte:
Man!! Para além de seres um intelctual com os pés, demonstras que também o és com as palavras e o texto é prova disso mesmo.
Quero dizer-te que o lugar de subcapitão que te foi atribuído é merecido pela dedicação, empenho, entrega e acima de tudo, pelo perfil de "leader" que demonstraste nos jogos da época passada e que, sem dúvida, continuarás a demonstrar nesta nova que se avisinha.
Honra o teu cargo, a tua camisola, a nossa camisola, a tua cor, a nossa cor sempre na paz e sem pressões ( mas não te descontraias demasiado) que, quanto a mim,também são características tuas.
Agora em tom de incentivo e apoio (o apoio mais em relação ao Tomaz) digo a toda a equipa, incluindo os novos recrutas: os problemas vão e vêm, acontece em todas as famílias e a nossa não é excepção, mas os amigos, esses são para toda a vida, aconteça o que acontecer!
LOBOS? sEM DÚVIDA!!
Ps: desculpa la a demora, já devia ter escrito qualquer coisa aqui há mais tempo, mas olha, mais vale tarde que nunca não é?
Abraços!